Médica dermatologista e tricologista. Médica pela Universidade Federal de Goiás, dermatologista pelo Hospital das Clínic...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
Com as altas temperaturas do verão, o jeito é procurar maneiras de se refrescar. E uma das mais comuns é ir para a praia. Apesar da água e da brisa do mar ajudarem a amenizar o calor, elas podem causar diversos danos à saúde capilar.
“Os fios acabam ficando mais opacos e com as cutículas mais abertas, deixando-os desidratados e quebradiços”, explica Julyanna do Valle, médica dermatologista e tricologista. Com isso, é bastante comum que o cabelo fique ressecado, embaraçado, opaco e com mais frizz após o banho de mar.
E não se engane: mesmo se você não molhar o cabelo, não significa que está a salvo dos danos. Pelo contrário! A areia pode potencializar o desgaste das fibras capilares, e os ventos colaboram para que os fios fiquem mais embaraçados e frágeis. Os raios solares ainda podem interferir na cor do cabelo, além de aumentarem a desidratação das madeixas.
“Com a exposição contínua a esse tipo de ambiente durante as férias ou em uma viagem de fim de ano, o resultado é um fio mais áspero e danificado caso não receba nenhum tipo de tratamento”, alerta Peter Menezes, hair expert no Salão 1838 e advocate de Authentic Beauty Concept no Brasil.
Cronograma capilar pós-praia
Felizmente, existem algumas medidas que ajudam a recuperar o cabelo pós-praia. E a primeira delas começa ainda com o pé na areia.
“Se possível, sempre nos intervalos entre os banhos de mar ou de piscina, use um leave-in. De preferência um que tenha fator de proteção, para diminuir os impactos da agressão ao fio. Além de hidratar e fechar a cutícula do cabelo, ele vai proteger contra a radiação”, recomenda a tricologista. Se o cabelo for cacheado ou mais ressecado, o leave-in pode ser substituído por um óleo reparador.
Ao chegar em casa, o ideal é evitar lavar o cabelo com água quente e priorizar um cronograma capilar com hidratação e nutrição reforçada, a fim de restaurar os nutrientes perdidos. Por isso, na hora de montar a rotina de cuidados pós-praia, escolha:
- Shampoos sem sulfato - são mais leves e com ação hidratante;
- Condicionador hidratante ou com ação de nutrição;
- Máscara de hidratação - uma específica para o seu tipo de cabelo. Normalmente a hidratação é feita a cada 15 dias. Mas, nesse caso, o ideal é fazê-la uma vez por semana, para fechar as cutículas do fio e diminuir o impacto das agressões;
- Máscara de reconstrução capilar.
A tricologista Julyanna do Valle também indica o uso de condicionadores e shampoos que tenham fator de proteção. Além disso, considerando o cenário pós-praia, é possível fazer um cronograma intercalado: hidratação em uma semana e reconstrução na outra.
Proteja seu cabelo antes de ir para a praia
Antes de precisar recuperar, é possível proteger o cabelo contra os fatores agressivos da praia. O primeiro passo é usar protetor solar capilar. Acessórios como chapéus, bonés e viseiras também são ótimos aliados para reduzir a exposição ao sol e aos ventos.
Os óleos capilares ajudam tanto a minimizar o contato direto com o sal do mar quanto a restaurar a saúde dos fios depois do mergulho. “Conte também com leave-ins e sprays para manter a umidade e hidratação do cabelo”, indica o hair expert.