Redatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Apesar de ser relativamente nova em território brasileiro, sendo cultivada por aqui há pouco mais de 10 anos, a lichia tem se tornado uma fruta cada vez mais popular. Típica da Ásia, sua aparência pode ser considerada exótica: por fora, casca avermelhada e pontiaguda; por dentro, polpa branquinha, macia, doce e suculenta.
No Brasil, a época de safra da frutinha é entre os meses de novembro e janeiro. Por isso, ela costuma ser bastante consumida nas festas de fim do ano, seja in natura ou em receitas das mais variadas. Além de seu sabor marcante, separamos algumas boas razões para você incluir a lichia na sua alimentação. Confira:
1. Auxilia na digestão e controla o colesterol ruim
A lichia é rica em vitaminas, principalmente C, A e B, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ela também é uma ótima fonte de fibras, cálcio, sódio e ferro, sendo ideal para reabastecer diversos nutrientes. Essa combinação faz com que ela ajude a reduzir dores estomacais e melhorar a digestão, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue.
2. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Ao controlar os níveis de colesterol, a lichia também ajuda a reduzir a contração do coração e regular a pressão arterial. Assim, protege o sistema cardiovascular de diversos problemas.
Além disso, segundo o nutrólogo Edson Credidio, em artigo publicado no MinhaVida, a casca da lichia contém quantidades significativas de compostos fenólicos, que possuem uma forte ação antioxidante. Isso ajuda na prevenção de uma série de doenças, como câncer, inflamações, alergias e doenças crônico-degenerativas.
Para aproveitar esses benefícios, o ideal é tomar diariamente o suco natural da fruta ou chá da casca.
3. Ajuda a manter o corpo hidratado
Apesar do sabor doce acentuado, a fruta é composta por 80% de água, sendo uma ótima opção para repor líquidos e hidratar o corpo ao longo do dia. Mas é importante que o consumo da lichia seja associado a uma alimentação equilibrada, com a ingestão adequada de líquidos.
4. Ajuda a queimar gorduras
A lichia possui cerca de 65 calorias em 100 gramas. Por isso, a fruta é indicada para quem quer perder peso de forma saudável. Suas calorias são, em sua maioria, provenientes da frutose (carboidrato) e, por isso, é necessário lembrar que cada pessoa possui um plano pessoal de emagrecimento.
5. Diminui a fadiga
As propriedades da vitamina B, do cálcio, do ferro, do sódio e do magnésio ajudam a estimular o corpo em caso de fadiga temporária, provendo mais energia. Por isso, a lichia é bastante indicada para mulheres grávidas, a fim de combater o cansaço relacionado à gravidez, e também para atletas.
6. Embeleza a pele
Além dos aspectos de saúde, a lichia é uma ótima aliada quando o assunto é beleza, já que contém antioxidantes que garantem uma boa hidratação da pele e redução das rugas. Nesse sentido, a frutinha também promove a cicatrização de feridas originárias de espinhas.