Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Antonela Roccuzzo, esposa do craque Lionel Messi, está chamando a atenção das redes sociais desde a vitória da seleção argentina na Copa do Mundo. Aos seus quase 27 milhões de seguidores no Instagram, a empreendedora compartilha detalhes de sua rotina e momentos felizes com a família, composta pelos três filhos com o astro do futebol.
Recentemente, chamou a atenção o treino queridinho de Antonela para manter a boa forma: o acroyoga. Essa é uma prática milenar que une movimentos tradicionais do yoga com acrobacia, massagem tailandesa e atividades que envolvem o contato físico com outros parceiros de aula.
Como funciona uma aula de acroyoga?
A aula de acroyoga intercala movimentos de força com relaxamento, premissa principal do yoga, e pode durar até duas horas. "São praticadas as asanas (posturas do yoga), individualmente ou em duplas, para o aprimoramento do movimento. Também realizamos técnicas de massagem Thai (uma prática meditativa vinda da Tailândia) antes ou depois dos movimentos, com intuito de alongar e relaxar a musculatura do praticante, além de aliviar tensões", explicou a professora da modalidade do instituto União, Elaine Lilli Fong, em reportagem publicada anteriormente no MinhaVida.
Saiba mais: Tipos de yoga: conheça os métodos mais praticados
Já os movimentos acrobáticos, que exigem maior dominância da técnica, são realizados por etapas, até que o praticante tenha confiança e consiga realizar com segurança os exercícios. Alguns movimentos são feitos em grupo, o que ajuda a estimular os relacionamentos pessoais e aprofundar o espírito de equipe.
Benefícios do acroyoga
Além dos benefícios que podem ser obtidos pela yoga tradicional, o acroyoga também ajuda a estimular a força e a maior sociabilidade, já que a prática engloba o relacionamento com outros participantes. Entre os principais benefícios do acroyoga, de acordo com Elaine, estão:
- Fortalecimentos dos principais grupos musculares (pernas, glúteos, abdômen e braços);
- Flexibilidade e maior mobilidade aérea;
- Controle do próprio corpo;
- Prazer físico e criatividade;
- Interatividade e comunicação;
- Conhecimento de técnicas de massagem.
Quem pode praticar o acroyoga?
Segundo a professora Elaine, para praticar a acroyoga é preciso conhecer os movimentos do yoga. "Para fazer as aulas, o aluno precisa ter experiência mínima de seis meses na prática do yoga", diz a profissional. "Também é importante lembrar que problemas na coluna ou problemas de saúde, em geral, precisam de liberação médica", explica.
Leia mais: 3 posturas de yoga para começar a praticar em casa hoje mesmo
Em relação ao yoga tradicional, ele pode ser praticado por qualquer pessoa interessada. Para Karla Duarte, instrutora de yoga, todos os públicos podem realizar a prática, já que existem adaptações para qualquer tipo de indivíduo: “Quando nos formamos instrutores de yoga, estudamos anatomia e as adaptações que podemos fazer para que a prática traga benefícios ao aluno ou à aluna”, explicou a profissional em matéria anterior do MinhaVida.