Graduado em Educação Física pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), é pós-graduado em Fisiologia do Exercício pe...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iJá imaginou se você pudesse escolher somente cinco exercícios para trabalhar o corpo todo? Para fazer a escolha certa é preciso selecionar exercícios que abranjam padrões de movimentos fundamentais, envolvendo diversos grupos musculares sendo trabalhados de uma vez.
Mas antes de realizá-los, antenção à dica do profissional em educação física Givanildo Holanda Matias, em artigo publicado no MinhaVida. “Apesar dos benefícios do treino global, pode haver um risco maior para lesões. O melhor, então, é contar sempre com a supervisão de um especialista”.
O MinhaVida separou alguns exercícios que focam no treino de corpo inteiro e que oferecem bom estímulo em cada um dos grupos musculares. Veja quais são e como fazer:
1. Supino inclinado na barra guiada
O supino inclinado é uma ótima escolha, permitindo enfatizar as fibras esternocostais do peitoral e as claviculares. Neste caso, optar pela pela barra guiada tem a ver com a estabilidade, já que isso favorece o controle e diminui o risco de lesões. Além disso, a fadiga gerada por exercícios como esse será menor do que se fosse com um peso livre, por exemplo.
2. Remada com apoio no peito
Exercício para a região das costas e lombar, mas que também ativa os músculos do braço, a remada com apoio no peito permite que a parte mais difícil do movimento relacione-se com a parte em que nosso músculo é mais forte. Isso serve tanto no início quanto no final. Quanto ao apoio, é o que proporciona mais estabilidade, mesma proposta do supino inclinado.
3. Agachamento na barra guiada
Ao contrário do agachamento com a barra livre, este exercício permite enfatizar o trabalho do quadríceps. No agachamento livre o tronco é inclinado para a frente. Já neste modelo, é possível avançar os pés em relação à barra, o que mantém o tronco ereto de um lado e ainda possui um domínio de joelho do outro, trabalhando mais o quadríceps.
4. Levantamento terra romeno
Em comparação ao levantamento de terra comum, o levantamento romeno é a melhor opção para trabalhar os isquiotibiais (na parte de trás da coxa). Neste exercício, é importante manter a barra próxima ao corpo o tempo todo, com a pegada das mãos mais fechada, evitando aumentar as demandas sobre a coluna.
5. Hiperextensão reversa
Neste exercício usa-se novamente a barra guiada, dando estabilidade ao movimento. O exercício tem grande enfoque na região das pernas, dos glúteos e do quadril. Opte por fazer o exercício com pouco peso de início, para conhecer o movimento, que é bastante concentrado.