Profissional de Educação Física e ex-jogador profissional de futebol, educador físico na Unidade Básica de Saúde (UBS) J...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Você passa muito tempo na posição sentada, trabalhando em frente ao computador, e quando decide fazer algum exercício, não consegue fazer os movimentos por completo? Talvez seja hora de apostar nos exercícios de mobilidade. Fáceis de serem incluídos na rotina (pois podem ser feitos em qualquer lugar), eles ajudam a aumentar a amplitude de movimento e a melhorar a execução.
“Exercício de mobilidade nada mais é do que um alongamento dinâmico que busca as maiores amplitudes possíveis, forçando aquela mesma posição repetidamente, fazendo que, com o passar do tempo, a amplitude de movimento aumente”, explica Washington Souza, profissional de Educação Física e ex-jogador profissional de futebol.
Leia mais: Exercícios para postura do pescoço: 6 opções que ajudam a fortalecer a região
Esse tipo de exercício melhora a mobilidade de articulações importantes, como do joelho - e é sobre ele que vamos falar! Afinal, o joelho é a articulação responsável por sustentar o corpo e pelos movimentos, como andar, correr, dançar e pular.
O que são exercícios de mobilidade dos joelhos e quais são seus benefícios?
“Os exercícios de mobilidade são indicados para pessoas com limitação de mobilidade e encurtamento muscular com intuito de aumentar a amplitude de movimento”, explica Washington. Mas qual é, então, a diferença entre mobilidade e alongamento?
“O alongamento é o exercício voltado para a flexibilidade e está relacionado aos tecidos moles, principalmente ao estiramento das fibras musculares”, esclarece o profissional de educação física. “Já o exercício de mobilidade promove movimentos de extensão e flexão, adução e abdução, de forma dinâmica, e visa mobilizar a articulação como um todo”.
Resumindo, os exercícios de mobilidade do joelho vão ajudar a reduzir as limitações que existem em movimentos simples do dia a dia, como agachar e subir escadas, e também durante exercícios físicos. Além disso, esses exercícios trabalham bem a articulação do joelho, evitando o seu enfraquecimento.
Saiba mais: Alongamento antes ou depois do treino? Fisio explica
Porém, Washington explica que os exercícios de mobilidade não são recomendados para pessoas que já possuem uma boa mobilidade do joelho. “A hiperflexibilidade aumenta o risco de lesão. Então, em casos de boa mobilidade, não vale a pena exagerar na prática”, afirma.
2 exemplos de exercícios de mobilidade dos joelhos para tentar em casa
Se você sente que sua mobilidade do joelho está limitada ou sente dor ao fazer movimentos simples do dia a dia, vale a pena praticar alguns exercícios para a mobilidade da articulação. “No caso do joelho, são os exercícios de flexão e extensão isolada e global, associados à mobilização de quadril e do tornozelo ao mesmo tempo”, indica Washington.
Vamos falar mais sobre eles a seguir. Mas antes, lembre-se: peça a orientação de um profissional de educação física para te guiar durante a execução dos exercícios.
1. Extensão de joelho e quadril estático
Para fazer esse exercício, utilize um colchonete ou tapete de yoga. Comece em pé e leve a perna direita para a frente, em um passo. Em seguida, flexione o joelho direito, descendo o corpo e estendendo o quadril e a perna esquerda para atrás. Por fim, incline levemente o tronco à frente de modo que fique alinhado com a perna de trás e permaneça na posição por, pelo menos, 30 segundos. Volte à posição inicial e repita com a outra perna.
2. Flexão e extensão de joelhos dinâmico
Esse é um outro exercício mais dinâmico que trabalha a flexão e a extensão de joelhos e quadril. Ele começa em uma posição de cócoras, com as pernas um pouco mais afastadas do que a largura dos quadris. Segure as pontas dos dedos dos pés com as mãos e estenda os joelhos, levando o quadril para o alto. Volte à posição inicial e repita pelo tempo determinado pelo seu professor.