Formada na Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia em 2015. Possui Residência Médica em Infectol...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Os sintomas do herpes genital costumam aparecer após quatro a sete dias da infecção pelo vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2). O mais característico é o surgimento de lesões na região genital, que podem vir acompanhadas de coceira e dor.
Não existem diferenças entre os sintomas do herpes genital feminino e masculino. Em ambos os sexos, os sinais da doença costumam ser os mesmos. No entanto, o que pode variar é a forma como cada paciente percebe esses sintomas, conforme explica Carla Kobayashi, médica infectologista do Hospital Sírio Libanês.
“Há pacientes que apresentam muito mais lesões na pele, mas não apresentam tanta dor, e há pacientes que sentem muita dor, mas têm poucas ‘bolinhas’ na região genital. Então, varia de paciente para paciente”, afirma a especialista. A seguir, confira com mais detalhes quais são os sintomas do herpes genital e como as crises se desenvolvem.
Primeiros sintomas do herpes genital
Os primeiros sintomas do herpes genital, tanto feminino quanto masculino, são:
- Dores no local infectado;
- Vermelhidão;
- Aparecimento de bolhas na região genital, que podem estar agrupadas ou mais separadas uma das outras;
- Sensibilidade no local infectado;
- Coceira;
- Formigamento;
- Aumento da sensibilidade no local afetado;
- Dor ao urinar.
“Os sintomas iniciais são, basicamente, as lesões na região genital. Tratam-se de lesões vesiculares, ou seja, aquela bolinha com líquido dentro”, detalha Carla. “Pode ter uma hiperemia (vermelhidão) associada à dor, ao incômodo ou à sensibilidade na região. Então, são dois parâmetros: as lesões na pele e a questão neuropática”, completa.
Saiba mais: Herpes labial: tratamento, causas, sintomas e como curar
Além desses sintomas, é possível que outros sinais típicos de mal-estar surjam durante a infecção ativa. É o caso de:
- Apetite reduzido;
- Febre;
- Mal-estar geral;
- Dores musculares na parte inferior das costas, nádegas, coxas ou joelhos.
Por fim, após as lesões secarem e cicatrizarem, pode ocorrer a formação de cascas no local.
Reativação da infecção: como são os sintomas do herpes genital recorrentes?
Após a primeira infecção por herpes genital, o vírus do herpes entra em um período de latência. Ou seja, ele fica alojado no organismo, mas sem manifestar sintomas. No entanto, algumas situações que levam ao enfraquecimento do sistema imunológico podem causar a reativação do vírus, fazendo os sintomas ressurgirem.
“Depois da primeira infecção, a pessoa pode ter episódios recorrentes para o resto da vida e, em alguns casos, em uma frequência alta”, explica Carla. “Essa recidiva acontece por conta de um desequilíbrio na imunidade, causado por diversos fatores, como estresse, mudanças hormonais ou outras infecções, como resfriado”, completa a infectologista.
Os sintomas de herpes genital recorrentes são os mesmos da primeira infecção, mas costumam ser mais leves e, em muitos casos, a resolução é autolimitada. Ou seja, os sintomas desaparecem após esse período.
Quanto tempo pode durar uma crise de herpes genital?
Uma crise de herpes genital pode durar de sete a 10 dias. No entanto, as crises recorrentes podem durar menos do que a primeira infecção, com os sintomas desaparecendo após cinco a sete dias.
Leia mais: Herpes: o que você deve comer para melhorar o problema
Com qual frequência as crises de herpes genital podem ocorrer?
A frequência das crises recorrentes pode variar de acordo com cada paciente, conforme explica a infectologista Carla. “Há pacientes que sofrem com reativação todo mês, por questões hormonais, de estresse ou exposição solar”.
A especialista acrescenta, ainda, que existe um período mínimo entre as crises de, pelo menos, trinta dias. “Se houver algum gatilho, a reativação pode ser mensal. Ou, então, se depois desse período o paciente pegar um resfriado, pode acontecer também”. Medidas como manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas podem ajudar a evitar crises de herpes genital recorrentes.
Como aliviar os sintomas de herpes genital?
O tratamento de herpes genital é feito através do uso de medicamentos antivirais que aliviam a dor e o incômodo durante as crises. É possível encontrar remédios de uso oral e, também, pomadas para herpes genital, de uso tópico. Os medicamentos mais comuns são: Penvir, Aciclovir e Ezopen.