Profissional de Educação Física e ex-jogador profissional de futebol, educador físico na Unidade Básica de Saúde (UBS) J...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A remada curvada é um clássico e excelente exercício para quem quer recrutar os músculos das costas. Por ser multiarticular, ou seja, depender de diferentes articulações para a sua execução, o exercício trabalha vários músculos ao mesmo tempo.
“Seus benefícios são diversos. Dentre eles, há o fortalecimento do core e o auxílio da correção postural por trabalhar diferentes músculos ao mesmo tempo. Sem dúvida, é uma das melhores variações para quem busca hipertrofia nos músculos dorsais”, fala Washington Souza, educador físico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Comercial, administrada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim.
Saiba mais: Stiff: exercício fortalece áreas posteriores do corpo
Segundo ele, existem diferentes formas de executar a remada curvada. “O recrutamento na remada curvada pode variar de acordo com a posição da mão, podendo ser na pegada supinada, pronada fechada e pronada aberta”, diz Washington.
Entenda mais sobre essas diferenças a seguir e veja diferentes formas de fazer a remada curvada.
Remada curvada supinada e pronada: qual é a diferença?
A diferença entre a pegada supinada e a pronada na remada curvada está na posição das mãos: na primeira, as palmas das mãos devem ser voltadas para cima ao segurar a barra, halter ou outro instrumento para a execução do exercício; já na segunda, as palmas das mãos ficam voltadas para baixo.
Essa pequena, mas importante mudança faz toda a diferença na forma como o exercício irá trabalhar os músculos. “Na execução do exercício, existem os músculos primários/agonistas, que sofrem maior estresse, os músculos sinergias, que auxiliam no movimento, mas com menos estresse, e os estabilizadores, que estabilizam as articulações”, explica o educador físico. Em cada pegada, diferentes músculos serão trabalhados em cada uma dessas funções.
Na remada curvada supinada, por exemplo, os músculos agonistas e sinergistas mais ativados são o grande dorsal, localizado na região posterior lateral inferior do tronco, o deltoide posterior, nos ombros, bíceps braquial, nos braços com pequena contribuição dos músculos trapézio medial e os romboides.
Já na remada curvada pronada fechada, com os cotovelos mais próximos do tronco, os músculos mais ativados são o grande dorsal, deltoide posterior e o bíceps braquial, porém com menor ativação devido à pronação. Já o movimento pronado aberto trazendo a barra próximo ao peitoral, são mais ativados os músculos trapézio medial, os romboides e o deltoide posterior.
4 formas diferentes de fazer remada curvada para variar seu treino
A remada curvada pode ser feita com diferentes instrumentos, como a barra e o halter, além de ser possível utilizar máquinas como o cross e o smith. Por isso, se em sua academia não tiver uma dessas opções, basta fazer a troca de aparelho, sem alterar a execução.
Leia mais: Crianças podem fazer crossfit? Entenda se é seguro e os cuidados necessários
“Independente de ser executado com halter, barras, no cross ou no smith, tem que ser respeitado o padrão de movimento e o vetor de força, ou seja, a direção da resistência a ser vencida, que precisa estar voltada para baixo”, explica Washington. Veja quatro formas de fazer remada curvada corretamente a seguir:
1. Remada curvada com barra
Para começar a remada curvada com barra, posicione seus pés de forma que eles fiquem afastados, mas paralelos aos ombros. Os joelhos devem ficar levemente flexionados. Segurando a barra, curve o tronco para a frente, mantendo a coluna alinhada e estável, com as curvaturas naturais preservadas.
Puxe a barra em direção ao abdômen, flexionando os cotovelos e fechando as escápulas. Suba os cotovelos até a linha do ombro, evitando ultrapassar esse limite para não diminuir a atividade muscular do grande dorsal. Na descida, estenda completamente os cotovelos. Depois, repita o movimento pelo número determinado pela sua série.
2. Remada curvada com halteres
A remada curvada com halteres segue a mesma execução do exercício feito com a barra. A diferença é que cada uma das mãos deve segurar um halter, na posição determinada pelo treinador.
3. Remada curvada no cross
O cross é um equipamento de musculação multifuncional em que é possível malhar diversos músculos, tanto os superiores quanto os inferiores. Nele, além do peso ajustável, a tensão da corda ativa o músculo de forma constante, otimizando o treino.
Para fazer a remada curvada no cross, deixe a polia na posição inferior do cross e use uma barra pequena para realizar o exercício. Dê dois ou três passos para trás, para manter uma distância da máquina, mantenha os pés afastados na linha do quadril. Incline o tronco para a frente, mantendo a curvatura natural da coluna.
Deixe o peitoral aberto e puxe a barra em direção ao seu umbigo, até que os cotovelos fiquem na linha dos ombros. Faça a quantidade de repetições definida pelo seu treino.
4. Remada curvada no smith
Assim como o cross, o smith é um aparelho multifuncional da academia. Nele, você pode fazer diversos exercícios para membros superiores e inferiores. Sua vantagem é que oferece segurança e maior estabilidade para o movimento.
Para fazer a remada curvada no smith, primeiro posicione a barra na altura das suas coxas, segure-a com as mãos, na posição determinada pelo treino e com os braços alinhados com os ombros. Deixe os joelhos semiflexionados, com as pernas afastadas e alinhadas com o quadril. Incline o tronco para a frente, mantendo a coluna estável e com suas curvaturas naturais preservadas.
Então, destrave a barra e desça-a até que os cotovelos fiquem estendidos. Depois, puxe de volta para a altura das coxas e repita pela quantidade determinada pelo treino.