Médica pela Universidade de Santo Amaro - UNISA (2010) e Infectologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medic...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Os tratamentos para gripe têm o objetivo de amenizar os sintomas da doença, como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e tosse seca. Causada pelo vírus Influenza, a infecção é autolimitada, ou seja, necessita apenas de tratamento de suporte para promover a recuperação completa.
Repouso, hidratação e analgésicos, antitérmicos e descongestionantes estão entre as opções de tratamento para a gripe. Entenda, a seguir, mais sobre como funciona cada uma dessas alternativas e como curar a gripe de maneira segura e eficaz.
1. Remédios para gripe
Os remédios estão entre as principais opções de tratamentos para gripe. Normalmente, é indicado o uso de analgésicos e de antitérmicos para aliviar sintomas como dor no corpo, dor de cabeça e febre.
“Em casos específicos, como casos graves ou de pacientes com alto risco de complicações, podem ser introduzidos medicamentos antivirais, como inibidores da neuraminidase”, explica Úrsula Castelo Branco Teixeira Vieira, infectologista do Hospital Nove de Julho.
A especialista explica que esses medicamentos antivirais possuem eficácia se administrados nas primeiras 48 horas do início dos sintomas. Além disso, cabe ao médico avaliar cada caso e entender quem pode se beneficiar com esse tipo de tratamento.
Entre os principais antivirais utilizados no tratamento da gripe estão:
- Oseltamivir
- Zanamivir
- Baloxavir
- Peramivir
2. Xarope
Os xaropes entram como opção de tratamento para gripe para aliviar tosse e congestão nasal. “É importante ressaltar que nem todos os xaropes são eficazes ou adequados para tratar os sintomas da gripe. Antes de iniciar qualquer tratamento com xaropes ou outros medicamentos, é importante consultar um profissional da saúde”, explica Úrsula.
Existem diferentes tipos de xarope para gripe: para tosse seca, para tosse produtiva (com catarro), xaropes expectorantes (para eliminar o catarro), supressores da tosse e anti-histamínicos.
“Alguns atuam na redução da irritação da garganta e ajudam a diluir as secreções respiratórias e outros suprimem a tosse, agindo no sistema nervoso central e causando um alívio temporário”, completa a infectologista. “O xarope não trata a causa da gripe, mas pode aliviar alguns sintomas”, afirma.
3. Descongestionantes e lavagem nasal
A congestão nasal, mais conhecida como “nariz entupido”, é um dos principais sintomas da gripe. Algumas opções de remédio para gripe ajudam a acabar com o excesso de muco nas vias aéreas. Há opções de sprays nasais, por exemplo, que descongestionam o nariz e revertem o processo inflamatório que levou à congestão.
Esses tipos de sprays funcionam comprimindo os vasos sanguíneos do nariz, reduzindo o inchaço e liberando a passagem de ar. Por isso, eles não devem ser utilizados com excesso, pois podem causar efeito rebote e prejudicar a respiração.
Junto com o uso de descongestionantes, a lavagem nasal também pode ser eficaz para melhorar o sintoma de gripe e evitar outras inflamações decorrentes da congestão nasal, como rinossinusite.
A lavagem nasal deve ser feita com solução salina, como o soro fisiológico. Você pode aplicá-lo com a ajuda de uma seringa sem agulha, por uma narina, até que a solução saia pela outra narina. Para facilitar o processo, incline um pouco a cabeça para o lado por onde você quer que a solução saia. Assoe o nariz em seguida para tirar o excesso de soro e muco. Repita o processo quantas vezes forem necessárias.
4. Repouso
Os remédios não são as únicas opções de tratamentos para gripe. Medidas não farmacológicas são tão importantes quanto os medicamentos. É o caso do repouso - sem ele, a recuperação da infecção pode ser mais lenta e os sintomas podem voltar mais fortes.
“O repouso é importante para recuperação do organismo, na conservação de energia, na redução do risco de disseminação e no alívio dos sintomas”, afirma Úrsula. “Quando estamos com gripe, nosso sistema imunológico está trabalhando para combater a infecção viral. O repouso adequado permite que o corpo direcione sua energia para o processo de combate à infecção”, completa.
Além disso, o repouso também serve para reduzir o risco de transmissão do vírus da gripe para outras pessoas. “A gripe é altamente contagiosa e o repouso em casa durante o período de infecção é uma forma de prevenir a propagação da doença”, afirma a infectologista.
5. Hidratação
Além do repouso, a hidratação também é fundamental como tratamento complementar para gripe. Ela combate a desidratação, que pode ocorrer devido à febre, à sudorese e à perda de líquidos, além de ajudar a eliminar toxinas e a lubrificar as mucosas.
“A hidratação adequada desempenha um papel vital no tratamento da gripe, auxiliando o corpo a combater a infecção, reduzindo os sintomas e promovendo uma recuperação mais rápida”, afirma Úrsula.
Referências
Huang S, Constant S, De Servi B, Meloni M, Culig J, Bertini M, et al. In vitro safety and performance evaluation of a seawater solution enriched with copper, hyaluronic acid, and eucalyptus for nasal lavage. Med Devices (Auckl). 2019; 12: 399-410.