Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP, fundadora e diretora técnica da Farmácia de Manipulação Formularium. Espe...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A dor de barriga pode ser causada por diferentes motivos, como excesso de gases, má digestão e diarreia. Como tratamento caseiro, alguns chás naturais podem auxiliar no alívio do sintoma, reduzindo o desconforto abdominal e melhorando o funcionamento gastrointestinal. Conheça 8 opções de chás para dor de barriga e seus efeitos.
1. Chá de camomila
O chá de camomila costuma ser uma das principais recomendações para quem busca um bom chá para dor de barriga. De acordo com a farmacêutica Paula Molari Abdo, a erva ajuda a aliviar o desconforto pois possui propriedades calmantes, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, antissépticas, além de cicatrizantes e emolientes.
“A camomila estimula as funções hepáticas, prevenindo a formação de cálculos na vesícula. Como se não bastasse, essa erva poderosa ainda auxilia na digestão e atua na prevenção de gastrites e úlceras”, informa. Os efeitos da camomila também foram apontados em um estudo publicado no Journal of ethnopharmacology.
2. Chá de erva-doce
O chá de erva doce pode ser consumido como remédio natural para casos de dor de barriga e diarreia. Isso porque sua ação ação carminativa, exposta em um estudo publicado no International Scholarly Research Notices, auxilia a reduzir os espasmos intestinais, aliviando o desconforto abdominal e o excesso de gases.
Saiba mais: Rigidez abdominal: o que é, causas e tratamento
3. Chá de erva-cidreira
O chá de erva-cidreira ajuda a aliviar a dor de barriga pois possui ação calmante e espasmolítica. A bebida é indicada para quadros associados à indigestão e outros problemas gastrointestinais.
4. Chá de hortelã-pimenta
De acordo com Paula Molari Abdo, o chá de hortelã-pimenta é um grande aliado do sistema digestivo. O remédio natural pode atuar no tratamento de náuseas e vômito e indigestão e ajuda a diminuir a frequência e a intensidade da diarreia.
“Essa planta tem uma longa história de uso em distúrbios digestivos graças à sua capacidade de relaxar os músculos do trato gastrointestinal e facilitar a passagem dos gases”, elucida.
5. Chá de funcho
O chá de funcho é rico em propriedades antiespasmódicas que ajudam a aliviar cólicas. Segundo a farmacêutica, a erva pode ser usada como chá para dor de barriga de bebê, a partir dos 6 meses. No entanto, consulte o pediatra antes de oferecer a bebida à criança. “Ela é comumente empregada no tratamento de diversas afecções estomacais, incluindo inchaço e gases”.
6. Chá de capim-santo
O chá de capim-santo se assemelha ao chá de erva-cidreira por ambos serem ricos calmantes de ação espasmolítica. Essa propriedade do capim-santo foi apontada em estudos científicos, como o publicado no Journal of Smooth Muscle Research. A erva ajuda a aliviar dores de estômago, cólicas estomacais e cólicas intestinais.
Saiba mais: Chá para ansiedade: 7 tipos que ajudam a aliviar os sintomas
7. Chá de gengibre
O gengibre também pode ser usado como chá para dor de barriga. “O chá de gengibre é conhecido por sua capacidade de reduzir a inflamação e acalmar o trato digestivo, proporcionando alívio notável para a diarreia”.
8. Chá de framboesa
Apesar de pouco usado para essa finalidade, o chá de framboesa também pode trazer alívio a episódios de dor de barriga e diarreia. “Suas folhas contêm taninos, que podem ajudar a reduzir a inflamação intestinal e a retardar o movimento do intestino”, instrui a profissional.