Formou-se na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) em 2017. Especialista em longevidade, performance, emagreci...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iSentir sono após o almoço é mais comum do que você imagina. O fenômeno, conhecido como sonolência pós-prandial, acontece porque, após comer, o corpo direciona boa parte do fluxo sanguíneo para o sistema digestivo, para auxiliar a digestão.
“Essa mudança do fluxo sanguíneo resulta em uma diminuição do sangue para o cérebro, o que pode causar sonolência. Hábitos alimentares não saudáveis, como o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e carboidratos, também podem favorecer esse fenômeno”, explica Francisco Saracuza, especialista em medicina integrativa.
Por mais prazeroso que seja tirar um cochilo curto após o almoço, geralmente de 15 a 30 minutos, o especialista alerta que não é benéfico para todos, uma vez que cochilos muito longos ou próximos ao horário do sono noturno podem afetá-lo negativamente. Por isso, é importante equilibrar o tempo do cochilo.
Saiba mais: 6 problemas que podem ocasionar a sonolência excessiva
Se você é uma pessoa que não tem tempo para tirar um cochilinho após o almoço, confira cinco dicas para evitar ou controlar o sono depois de comer:
1. Faça refeições leves
Opte por refeições menores e equilibradas, com uma combinação adequada de proteínas, carboidratos e vegetais, sempre priorizando saladas para evitar a sobrecarga do sistema digestivo.
2. Evite certos alimentos
É importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcares e carboidratos refinados, como refrigerantes e massas, já que eles podem causar flutuações mais rápidas nos níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a sonolência.
3. Consuma alimentos energizantes
Em vez de consumir bebidas energéticas, o especialista aconselha optar pela cafeína pura ou outros estimulantes mais naturais, como o gengibre e a cúrcuma. Além disso, incluir alimentos ricos em vitaminas B, como folhas verdes, ovos e peixes, também pode ajudar a manter os níveis de energia.
Saiba mais: Você pensa que energético é água? Mitos e verdades da bebida
4. Mantenha a hidratação
É muito importante beber a quantidade adequada de água ao longo do dia, pois a desidratação também pode levar à sonolência, sintoma muito comum na condição.
5. Faça uma caminhada leve
Após o almoço, procure fazer uma caminhada suave, se possível, pois a movimentação ajuda a manter o sistema de alerta ativo. Além de menos sonolência, caminhadas curtas proporcionam melhor digestão, aumentam o metabolismo e ainda podem reduzir os níveis de estresse.
Saiba mais: Exercícios físicos melhoram a qualidade do sono