Médica Neurologista, Especialista em Medicina do Sono e atua na área de Neurofisiologia Clínica. Supervisora da Residênc...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iPoucas coisas são tão revigorantes quanto uma boa noite de sono. De acordo com um artigo publicado pela Fiocruz, dormir bem melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças e ainda ajuda no bom funcionamento do cérebro.
Existem alguns artifícios que ajudam a melhorar a qualidade do sono, como realizar a higiene do sono antes de se deitar, dormir com todas as luzes apagadas ou ouvir ruído branco durante a noite. Mas, além dessas técnicas, existe uma peça de roupa capaz de fazer você descansar melhor, segundo um estudo científico.
O MinhaVida revelou qual peça é essa e se realmente faz diferença no seu sono. Confira!
Usar essa peça de roupa para dormir pode te fazer descansar melhor, segundo estudo
Sabemos que, para dormir bem, é necessário investir em roupas confortáveis e bem leves, de acordo com a temperatura da sua cidade. Mas, além de um pijama, existe outra peça de roupa capaz de ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.
Segundo um estudo feito por cientistas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, pessoas que dormem com meia caem no sono mais facilmente, permanecem dormindo por mais tempo e acordam pouquíssimas vezes durante a noite em comparação àquelas que não usam.
Mas por que isso acontece? O corpo humano varia de temperatura ao longo do dia. Seguindo o ciclo circadiano, o organismo fica mais quente durante a tarde, especialmente entre as 16h e 20h.
A partir desse momento do dia, o corpo começa a se preparar para dormir conforme seu relógio biológico. Quando você fica sonolento, a temperatura interna do corpo começa a baixar. Esse sinal indica ao organismo que está na hora de descansar.
O resfriamento corporal não ocorre por acaso. Além de reduzir suas atividades, ele serve para evitar o superaquecimento durante a noite, o que pode interferir no sono. Se você dorme sem meias e seus pés ficam frios, o corpo pode tentar compensar aumentando a temperatura central. Isso pode torná-lo mais quente e dificultar o sono.
Por isso, usar meias mantém seus pés aquecidos, dilata os vasos sanguíneos e ajuda o corpo a liberar calor naturalmente pela pele, reduzindo a temperatura central do corpo. Isso ajuda a manter um sono tranquilo e sem interrupções.
Para as pessoas que têm problemas circulatórios, é importante ficar de olho nesse hábito, pois pode afetar o fluxo sanguíneo na região dos pés e pernas. Nesse caso, é preciso escolher modelos de meia específicos que não prejudiquem a circulação ou experimentar outra técnica, como cobrir os pés com o edredom ou fazer escalda-pés antes de dormir.
Leia mais: Dormir sem roupa faz bem à saúde? Conheça os benefícios
O que fazer para dormir melhor? Dicas de especialista
Se dormir de meia não é do seu gosto, você ainda pode investir em outras técnicas para ter uma boa noite de sono. Em entrevista prévia ao MinhaVida, Rosa Hasan, neurologista da Associação Brasileira do Sono, deu algumas dicas que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu descanso.
Invista em um ambiente propício para o sono
Seu quarto deve ser um verdadeiro santuário do sono. "Temos que deixar nosso ambiente de sono o mais convidativo possível, com um colchão apropriado, lençol limpo e cheiro agradável para facilitar a chegada do sono e um descanso de qualidade", diz Rosa Hasan, neurologista da Associação Brasileira do Sono.
Também é importante mantê-lo escuro, silencioso e em uma temperatura agradável. Aposte em cortinas blackout, protetores auriculares e, se necessário, um ventilador ou ar-condicionado para ajustar a temperatura.
Cuidado com o que você come e bebe antes de dormir
Evite refeições pesadas, cafeína e álcool antes de dormir. Esses itens podem atrapalhar seu sono de maneiras diferentes, desde causar indigestão até estimular o cérebro. Prefira um lanche leve se sentir fome antes de dormir.
"Comer mal durante o dia e fazer uma dieta exagerada e calórica no período noturno pode comprometer a qualidade do sono", afirma a especialista Rosa Hasan.
Pratique atividades relaxantes
Incorpore atividades calmantes à sua rotina noturna. Ler um livro, tomar um banho morno ou praticar técnicas de relaxamento, como a meditação, podem ser excelentes maneiras de preparar o corpo e a mente para o sono.
"Uma música que você gosta tem um efeito relaxante, uma vez que ela pode remeter a uma sensação prazerosa e desligar da rotina e das preocupações do dia a dia", aconselha Rosa Hasan.
Leia também: Dormir sozinho ou acompanhado? Estudo indica o que é melhor para a saúde mental