Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP, fundadora e diretora técnica da Farmácia de Manipulação Formularium. Espe...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A menstruação pode ser um período desconfortável, com sintomas como cólicas e irregularidades no ciclo, mas o que muitas mulheres não sabem é que existem métodos naturais capazes de solucionar o problema — e os chás fazem parte deles.
“Além de terem menos efeitos colaterais, chás e ervas costumam ser mais acessíveis e disponíveis em muitos lugares sem a necessidade de prescrição médica. Há uma grande variedade de opções tradicionalmente usadas para problemas menstruais”, analisa a farmacêutica Paula Molari Abdo.
Quando buscar ajuda médica?
Embora muitos confiem em remédios naturais, sua eficácia e segurança podem variar de pessoa para pessoa. “Se houver persistentes irregularidades menstruais ou outros sintomas preocupantes, é fundamental buscar orientação médica”, salienta Paula Molari Abdo.
Abaixo, confira seis opções de receitas eficazes para regularizar a menstruação.
Saiba mais: Sua menstruação está saudável? Veja 4 sinais de alerta
1 - Chá de gengibre
O gengibre contém substâncias, como o gingerol e a gingerdiona, com propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, que fazem com que a raiz seja eficiente no combate às dores menstruais.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de gengibre
- 1 litro de água
- 4 colheres de (sopa) de mel
Modo de preparo
Na panela, coloque o mel e o gengibre, deixando-os caramelizar. Em seguida, acrescente a água e deixe ferver por alguns minutos para que o sabor do gengibre se incorpore. Depois, basta coar a mistura e servir o chá ainda quente.
2 - Chá de camomila
A camomila é popularmente conhecida por suas propriedades relaxantes, ideal para aliviar os sintomas do período menstrual. “A erva se destaca por seus compostos como camazuleno, apigenina e flavonoides, que apresentam ações anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, eficazes contra cólicas e irritabilidade”, conta Paula Molari Abdo.
Ingredientes
- 3 colheres (chá) de camomila seca
- 200ml de água quente
- 2 colheres (chá) de mel
Modo de preparo
Disponha as flores de camomila dentro da xícara, despeje a água quente no recipiente e deixe em infusão por três minutos. Coe utilizando um coador específico para chá. Acrescente o mel, misture e beba ainda quente.
3 - Chá de Angélica
O chá de Dong quai ou chá de Angélica, tradicional na medicina chinesa, é reconhecido por suas propriedades que podem auxiliar na regulação hormonal. “Dong Quai é uma planta que contém uma variedade de compostos, incluindo ácidos orgânicos, polissacarídeos e flavonas, que são conhecidos por facilitar a circulação sanguínea, aliviar dores e tratar desordens menstruais”.
Ingredientes
- 3g de raiz de Dong quai
- 200ml de água quente
- 2 colheres (chá) de mel
Modo de preparo
Em uma panela, despeje todos os ingredientes e deixe ferver por, aproximadamente, dez minutos. Quando estiver morno, coe o chá e consuma quente.
4 - Chá de vitex
O Vitex agnus-castus, conhecido como "Árvore da Castidade", é uma planta que contém propriedades que podem ajudar na modulação hormonal, especialmente na regulação da secreção de prolactina, um hormônio que tende a influenciar o ciclo menstrual.
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de folhas de vitex
- 1 litro de água quente
Modo de preparo
Coloque a água em uma panela e, quando estiver fervendo, acrescente as folhas de vitex e deixe cozinhar em fogo baixo. Durante o cozimento, mantenha a panela fechada com uma tampa. O tempo de preparo é de, aproximadamente, cinco minutos.
5 - Chá de canela
“A canela tem demonstrado potencial em aliviar a dor menstrual, sugerindo que pode ser uma opção eficaz para o manejo deste sintoma”, explica a farmacêutica.
Ingredientes
- 4 paus de canela
- 1 litro de água
- 2 colheres (sopa) de mel
Modo de preparo
Coloque os paus de canela no litro de água e deixe ferver. Após alguns minutos, retire do fogo e adicione duas colheres de mel para adoçar. Coe a mistura e aproveite o chá quente.
6 - Chá de orégano
O orégano é rico em compostos que possuem propriedades antioxidantes, podendo contribuir para a regulação do ciclo menstrual.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de orégano seco
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colheres (chá) de mel
Modo de preparo
Leve a água ao ponto de ebulição e desligue o fogo. Em seguida, acrescente as folhas de orégano, tampe e deixe em infusão. Sirva o chá morno ou frio.
Saiba mais: 7 alimentos que ajudam a aliviar as cólicas menstruais