Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou residência médica em Pediatria pelo In...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A bronquiolite é uma infecção causada, principalmente, pelo vírus sincicial respiratório, caracterizada pelo inchaço e pelo acúmulo de muco nos bronquíolos. A doença causa sintomas como tosse, febre e chiado no peito e é comum em bebês. Mas será que existe bronquiolite em adultos também?
Essa é uma dúvida comum, mas trata-se de um equívoco. A bronquiolite não se dá em adultos e é uma infecção exclusivamente infantil. A confusão acontece porque uma doença muito semelhante acomete crianças mais velhas, adolescentes e também a faixa etária adulta: a bronquite.
A condição é caracterizada pelo processo inflamatório dos brônquios, as estruturas que levam o ar para os pulmões. A doença provoca sintomas como tosse e falta de ar. Ela é equivalente à bronquiolite em bebês, mas como os pequenos possuem um sistema respiratório mais frágil e pouco desenvolvido, além de ter uma causa diferente, o quadro recebe outro nome.
Leia mais: Tratamentos para bronquiolite: veja o que realmente funciona
Além disso, a bronquite em adultos têm diferentes causas e pode ser dividida em diferentes tipos, classificados de acordo com a causa e com a duração dos sintomas. Vamos explicar mais a seguir, confira!
Bronquite e bronquiolite: qual é a diferença?
A bronquite é uma condição provocada por agentes como vírus ou bactérias. Normalmente, a doença costuma estar acompanhada de uma outra infecção viral respiratória, como gripes e resfriados. Ela pode ser dividida em três tipos:
- Bronquite aguda: processo inflamatório pontual dos brônquios, geralmente associada à infecção anterior, e que costuma durar cerca de 10 dias
- Bronquite crônica: processo inflamatório crônico dos brônquios que pode estar associado à extensão da bronquite aguda ou devido ao tratamento inadequado do quadro infeccioso. Pode durar meses ou anos
- Bronquite alérgica: é o quadro inflamatório causado pelo contato com alérgenos, como cigarro, pólen, poluentes e poeira
Os principais sintomas de bronquite em adultos incluem tosse com presença de muco, chiado no peito, fadiga, dificuldade para respirar, febre e desconforto no peito. Entre os fatores de risco para a doença, estão o tabagismo, a imunidade baixa, a exposição a agentes irritantes e o refluxo gástrico.
Já a bronquiolite é uma infecção infantil causada por vírus, sendo o sincicial respiratório o principal deles. A doença acomete crianças de até dois anos e é mais comum nos meses mais frios. Sua transmissão acontece por meio do contato com secreções respiratórias e gotículas da saliva.
Saiba mais: Sintomas de bronquiolite: como identificar os sinais mais importantes
Os principais sintomas de bronquiolite em bebês são tosse, fadiga, febre, retrações intercostais e respiração rápida (taquipneia). À medida que a doença avança, os sintomas podem se tornar mais graves, podendo, até mesmo, levar à internação.
“Quando há sinais de gravidade, com muito desconforto respiratório, recusa completa de líquidos, baixa oxigenação no sangue, fadiga respiratória e apneia, a internação passa a ser necessária”, afirmou Cristiana Meirelles, infectologista pediátrica da Beep Saúde em matéria publicada anteriormente no MinhaVida.
Como tratar a bronquite em adultos?
O tratamento da bronquite em adultos inclui o uso de medicamentos como aspirina e paracetamol para aliviar a febre. Se a causa da infecção for bacteriana, também podem ser receitados antibióticos para o tratamento. Além disso, são recomendados o repouso e a hidratação.
Em alguns casos crônicos, pode ser indicado o uso de broncodilatadores e medicamentos esteroides. A oxigenoterapia também pode ser uma opção, pois facilita a respiração e a oxigenação do corpo.