Médico urologista graduado pela Santa Casa de São Paulo. Possui duas Residências Médicas, uma em Cirurgia Geral e depois...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A infecção urinária é uma infecção bastante comum, principalmente em mulheres. Muitas vezes ela é facilmente tratada com o uso de antibióticos e analgésicos para aliviar a dor. Porém, quando não tratada corretamente ou quando o tratamento é negligenciado, essa doença pode evoluir para uma infecção renal.
Nesse caso, o quadro infeccioso pode se tornar mais perigoso e requer tratamento imediato, pois pode levar a uma infecção generalizada caso se espalhe pela corrente sanguínea. Entenda mais sobre o que é infecção renal e como tratá-la a seguir:
O que é infecção renal e quais são as causas?
Também chamada de pielonefrite, a infecção renal acontece quando bactérias atacam o trato urinário, especificamente os rins. “É uma infecção urinária com acometimento do rim e que, geralmente, tem uma apresentação clínica mais grave”, explica Rodrigo Wilson, urologista do Hospital Albert Sabin.
“A infecção urinária simples, que acomete apenas o trato urinário inferior como a bexiga, quando é mal tratada ou não tratada, pode causar a infecção nos rins. Essa é a via mais comum, mas não é a única causa”, completa o especialista.
Leia mais: 9 formas de aliviar os sintomas da infecção urinária
Entre as bactérias que podem provocar a doença estão a E. coli, Enterobacter, Proteus, Klebsiella e Pseudomonas. O risco de infecção é maior durante a gravidez, quando o aumento do útero gera pressão sobre os ureteres e obstrui parcialmente o fluxo de urina.
Como diferenciar infecção urinária e renal?
Se as duas infecções afetam o trato urinário, como, então, diferenciá-las? A resposta é simples: através dos sintomas. A infecção urinária causa, principalmente, ardência ao urinar, dor pélvica e aumento na vontade de urinar. Já os sintomas de infecção renal são mais intensos.
“É um quadro clínico e sistêmico mais grave, os sintomas vão além da dor local e da vontade constante de urinar”, explica Rodrigo. Os principais sintomas de infecção renal são:
- Dor pélvica e na lombar
- Náusea e vômitos
- Urina com odor forte
- Mal-estar
- Febre
- Prostração
- Perda de apetite
Além dos sintomas, também é possível diferenciar ambas as infecções por meio de exames. Os procedimentos que ajudam a diagnosticar a pielonefrite são o exame de urina com cultura, antibiograma, ultrassom e tomografia, que avaliam a situação dos rins.
Quais são os riscos da infecção renal?
A infecção renal grave pode trazer riscos por ser uma infecção de maior porte, principalmente para pacientes mais vulneráveis, como imunodeprimidos, pessoas com diabetes e idosos. “Esses podem ter o risco de infecção generalizada, complicações sistêmicas ou locais”, explica Rodrigo.
Saiba mais: Choque séptico: o que é, sintomas, causas e tratamento
Além disso, o urologista explica que também pode haver risco de sequelas na região do rim que foi afetada pela infecção. “É o caso de cicatrizes que, gradativamente, podem diminuir o funcionamento renal”, completa o especialista.
Em casos mais graves, em que há a evolução da infecção renal para uma sepse (infecção generalizada), a doença pode causar falência múltipla de órgãos e pode ser fatal.