Nutricionista com especialização em gestão de negócios e serviços de nutrição. Atua há 24 anos como gestora em serviços...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O Natal é uma das melhores épocas do ano: mesa farta, presentes variados e celebrações com pessoas queridas. Durante a confraternização, é normal deixar a dieta de lado e se deliciar com o que há de bom entre os pratos servidos. Mas, para quem está buscando opções mais saudáveis para a ceia, existem várias alternativas deliciosas e, ainda assim, nutritivas.
Com a ajuda da nutricionista Andrea Marinho Marti, responsável pelo Serviço de Nutrição do Hospital Santa Paula, o MinhaVida listou algumas dicas para uma ceia de Natal saudável, desde entradinhas até as sobremesas de dar água na boca. Confira!
Para as entradinhas: aposte em saladas, frutas e queijos magros
É normal querer “beliscar” alguma comidinha antes da ceia, enquanto espera os convidados ou aguarda a meia-noite chegar. Para ter opções mais saudáveis, vale a pena apostar em saladinhas e frutas.
“Entradas à base de folhas verdes, com queijo magro e frutas, são ótimas opções para evitar ficar sem comer até o momento da ceia, ajudando a controlar a fome e a otimizar o gasto calórico”, explica Andrea. “Além de serem ricas em fibras, elas ajudam na saciedade na noite da ceia”, completa.
Leia mais: 11 opções saborosas de salada para variar o cardápio
Entre as opções de queijos magros que combinam com a ocasião estão o cottage e a ricota, que podem ser servidos como patês junto com torradinhas integrais. A muçarela de búfala também é uma opção com baixo teor de gordura que vai muito bem em saladas.
Também vale apostar em frutas típicas da estação do Natal, como a cereja, a lichia, a ameixa, o figo, o damasco e a uva. Que tal montar uma cesta de frutas e deixar à disposição dos seus convidados?
Para o prato principal: carboidratos complexos e carnes magras
As aves costumam ser as protagonistas da ceia de Natal e são as mais aguardadas entre aqueles que comem carne. Aqui, também é possível fazer escolhas mais saudáveis. “Evite comprar opções pré-preparadas ou já temperadas, pois possuem um elevado teor de aditivos químicos, conservantes, aromatizantes e sódio”, alerta a nutricionista.
Entre as melhores alternativas de carne magra para a ceia de Natal estão o peru e frango sem temperos, que podem ser preparados com alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha e gengibre. Além das aves, também é possível apostar em peixes, como o bacalhau, tilápia, saint peter, e em carne de porco, como o lombo assado.
Saiba mais: Peru de Natal, chester ou frango: qual é o mais saudável?
Já para os acompanhamentos, não é preciso deixar os carboidratos de lado: eles são muito bem-vindos na ceia e deixam o prato principal completo e ainda mais saboroso. “É possível optar por carboidratos complexos, que possuem digestão mais lenta e aumentam a sensação de saciedade”, explica Andrea.
É o caso do arroz integral, da batata-doce, da quinoa, do milho e do trigo. Que tal experimentar um delicioso tabule de quinoa? Ou então, um delicioso arroz à jardineira, feito com diversos legumes? Você pode, ainda, acrescentar castanhas na receita, dando um toque especial de Natal!
Por fim, a sobremesa: experimente receitas com castanhas e frutas
“Na hora das sobremesas, é interessante apostar em receitas com oleaginosas, que contêm vitaminas, fibras e gorduras boas”, sugere a nutricionista. Para quem é fã de bolo, uma ótima pedida é o bolo de banana com aveia e nozes, que pode ser servido com um sorvete light.
Também é possível fazer um bolo natalino integral, que leva castanhas, açúcar mascavo e fruta cítrica na receita. Outra opção saborosa, nutritiva e fácil de fazer é servir frutas com chocolate e castanhas.
É fã de rabanada? Não se preocupe: tem como preparar uma versão mais saudável com essa receita de rabanada fit. O mesmo vale para os amantes de chocotone: com essa receita de chocotone fit, sem glúten, sem açúcar e sem leite (e muito fofinha!) você vai poder se deliciar sem culpa.
Cuidado com as bebidas alcoólicas!
Durante as festividades de fim de ano, é comum exagerar no consumo de bebida alcoólica, principalmente pela variedade oferecida: champagne, espumante, vinho, drinks clássicos, entre outros. Mas é preciso tomar cuidado para não ultrapassar seus limites e nem sofrer com a ressaca no dia seguinte!
“É possível minimizar os efeitos da ressaca comendo antes de beber, intercalando a bebida com a água e evitando a mistura de tipos diferentes de bebidas alcoólicas”, orienta Andrea. “Após a ceia, é importante continuar se hidratando com água, suco de frutas e não deixar de se alimentar”, completa.
Quer saber mais? Confira 16 receitas saborosas e saudáveis para variar na ceia de Natal!