Camille Maximiliana de Toledo Leme Maia é médica graduada pela Universidade de Mogi das Cruzes com especialização em Clí...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
As variações hormonais da gravidez provocam transformações em todo o corpo, afetando até mesmo as características capilares. Algumas gestantes podem notar a mudança na textura, enquanto outras têm os fios mais brilhantes e sedosos. Após o parto, com as novas transformações do corpo, as mudanças capilares podem continuar. Entenda a causa das mudanças no cabelo durante a gravidez e após o parto!
O que causa as mudanças no cabelo durante a gravidez?
O ciclo capilar possui três etapas: anágena (fase de crescimento), catágena (fase de repouso) e a telógena (fase de queda). Durante a gestação, ocorre o aumento de hormônios como progesterona, beta-HCG, prolactina, e em especial o estrogênio, que estimula o crescimento e impede a queda dos fios na fase telógena.
“Os cabelos, geralmente, parecem mais grossos e densos ao longo da gestação devido à lenta progressão da fase anágena para telógena, ou seja, quando ocorre aumento do tempo da fase de produção e crescimento dos fios”, explica Camille Maximiliana de Toledo Leme Maia, dermatologista do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista.
Os níveis de progesterona são responsáveis pelo aumento de oleosidade dos fios, já que o hormônio estimula as glândulas sebáceas, tornando a raiz mais oleosa.
Saiba mais: Mudanças no corpo na gravidez: entenda que acontece em cada fase
Queda de cabelo no pós-parto
Com o fim da gravidez, as taxas hormonais voltam ao normal, provocando a queda de cabelo, que pode durar até três meses após o parto.
“Após o parto, há maior número de pelos na fase telógena (fase de queda e desprendimento dos fios), levando ao chamado eflúvio telógeno – que inicia entre o primeiro e o quinto mês pós-parto – e, geralmente, se resolve em até 15 meses após o nascimento do bebê”, esclarece a dermatologista.
Devido à queda, Camille explica que, para algumas mulheres, é possível que o volume de cabelo não volte a ser igual ao período pré-gravidez.
Saiba mais: 7 exames pré-natais que devem ser feitos na gravidez
Cuidados do cabelo no pós-parto
A queda de cabelo após o parto não pode ser evitada. No entanto, alguns cuidados podem ajudar a minimizar a queda e a estimular o crescimento saudável, como:
- Usar xampus e condicionadores de boa qualidade
- Manter bons hábitos alimentares
- Evitar tinturas e alisamentos
“Após o nascimento do bebê já existem tratamentos que estimulam o crescimento de novos fios, mas somente o médico dermatologista poderá indicar aquele mais adequado em cada caso”, declara a especialista.