Giovanna Zanini Rodrigues é graduada pela Universidade de Brasília em odontologia e pós graduanda em prótese pelo instit...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Beber um copo de água gelada, tomar um sorvete ou beber uma xícara de café quente podem ser atividades bastante desconfortáveis para quem sofre com dentes sensíveis. O que causa a sensibilidade nos dentes é o desgaste do esmalte dentário, que acaba expondo a camada que envolve os nervos dentários, chamada dentina.
“A dentina é a camada mais sensível do dente, composta por túbulos microscópicos que contêm fluidos e terminações nervosas. Quando a dentina é exposta, os estímulos externos podem causar movimentos nos fluidos dos túbulos dentinários, estimulando os nervos e resultando em sensações dolorosas”, explica a dentista Giovanna Zanini Rodrigues.
Dessa forma, o contato de alimentos e líquidos quentes ou frios, doces ou ácidos, resulta na sensação de dor e desconforto nos dentes. Confira sete fatores que podem causar a sensibilidade nos dentes.
O que causa sensibilidade nos dentes?
1. Tratamentos dentarios
Tratamentos dentários, como clareamentos e restaurações, podem deixar os dentes sensíveis temporariamente. De acordo com a especialista, isso ocorre porque os procedimentos acabam causando o desgaste do esmalte protetor dos dentes, deixando a dentina vulnerável.
Saiba mais: Dor de dente: 4 causas que não estão relacionadas à saúde bucal
2. Bruxismo
O bruxismo é uma condição onde há o apertar ou ranger dos dentes, involuntariamente, enquanto se está dormindo. Entre as causas mais comuns do bruxismo estão ansiedade, estresse e apneia do sono. A condição provoca o desgaste do esmalte dentário e pode resultar em problemas nas articulações da mandíbula.
3. Escovação agressiva
Colocar muita força ao escovar os dentes ou realizar a escovação muitas vezes ao dia pode resultar no desgaste do esmalte e sensibilizar os dentes. O ideal é realizar a higienização até 3 vezes ao dia, utilizando uma escova de cerdas macias.
4. Doenças gástricas
Episódios recorrentes de doenças gástricas como refluxo gastroesofágico, condição onde o suco gástrico presente no estômago voltam pelo esôfago, podem levar ao desgaste do esmalte dos dentes. Isso porque os dentes não estão preparados para entrar em contato com esses ácidos, levando a erosão.
5. Cárie
A cárie é uma lesão no dente provocada pelo acúmulo de bactérias naturalmente presentes na boca. Esses microorganismos perfuram o esmalte do dente, provocando então a sensibilidade dentária. Nesse caso, além da sensibilidade, a cárie pode provocar dor e o desenvolvimento de furinhos no dente acometido.
Saiba mais: Formação atrasada ou ausente dos dentes: causas e tratamentos
6. Retração gengival
A retração de gengiva é um quadro onde há o deslocamento da gengiva para a raiz do dente, reduzindo o tamanho do tecido. Segundo a especialista, a retração pode expor a dentina, aumentando a sensibilidade. A condição pode ocorrer devido a formação de tártaro, bruxismo e até mesmo por genética.
7. Alimentação
O consumo de alimentos ácidos e cítricos pode ocasionar o desgaste do esmalte dentário, resultando na sensibilidade. Alguns dos alimentos que podem gerar a erosão do esmalte são: café, limão, vinagre, refrigerantes, balas e pães.