Dra. Renata Moura Barizon é otorrinolaringologista há 14 anos pela UNIRIO. Atuou por 14 anos como plantonista em clínica...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O verão é a estação preferida para curtir a praia, tomar banhos de mar, de piscina ou de cachoeira. Porém, também é a época em que os casos de otite externa tendem a aumentar. Isso porque, após mergulhos frequentes, fungos e bactérias encontram a condição ideal para se proliferar, causando infecção no ouvido.
“Essa condição, inclusive, também é conhecida como otite do nadador, porque a causa mais comum é a água. Por isso, vemos casos frequentes no verão, que é justamente a época em que as pessoas estão mais na praia e na piscina”, reitera a otorrinolaringologista Renata Moura.
Entre os principais sintomas da otite externa, estão: dor intensa no ouvido, coceira, secreção e sensação de ouvido entupido. Mas a boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível prevenir a infecção durante o verão. Entenda mais a seguir!
Dicas para prevenir a otite externa
A prevenção da otite externa no verão pode ser feita com medidas simples. Uma delas é secar bem o ouvido após sair da água. “Com a ponta da toalha, vira a cabeça para o lado e deixe a água escorrer, secando bem em seguida”, orienta Renata.
Se caso o ouvido permaneça “tampado” mesmo com esse procedimento, é fundamental evitar o uso de cotonete. “Caso você tenha cera no ouvido, com o uso do cotonete, você vai impactar essa cera, machucando ainda mais seu ouvido e piorando o desconforto. Pode, até mesmo, dar sensação de tontura”, explica a especialista.
Por isso, a dica fundamental é: caso vá viajar para uma praia ou casa com piscina, procure um otorrino para realizar uma limpeza e, assim, eliminar a cera que pode causar o tamponamento do ouvido. Se isso não for possível, procure usar protetores de ouvido para mergulhar ou tomar banhos de cachoeira.
Já estou com otite externa: como tratar?
Caso você apresente alguns dos sintomas de otite externa, é muito importante buscar a ajuda de um otorrinolaringologista. Através da consulta, o profissional poderá indicar o tratamento adequado para seu caso.
O tratamento para otite externa pode ser feito com o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor. Em casos mais graves, em que há infecção por bactérias, também podem ser prescritos antibióticos de uso tópico (diretamente no ouvido) ou de uso oral.
“Para aliviar os sintomas, o paciente também pode fazer uma compressa quente, com um paninho quente”, orienta Renata.