Viviane Arrojo, educadora física da Academia Evoque
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO agachamento é um dos exercícios mais importantes para fortalecer os músculos das pernas, dos glúteos e até do core. Existem diversas variações de agachamento, sendo uma das mais usadas o agachamento sumô. Já ouviu falar dele?
O agachamento sumô é uma variação poderosa do tradicional agachamento, amplamente incorporado nos treinos de musculação. Ele também pode ser conhecido como agachamento de pernas afastadas, sendo caracterizado por sua postura única e pelos benefícios específicos que proporciona aos praticantes.
Continue lendo para entender mais sobre o agachamento sumô!
Qual a diferença entre agachamento sumô e agachamento tradicional?
Enquanto o agachamento tradicional envolve uma postura mais estreita, com os pés alinhados aos ombros, o agachamento sumô amplia essa base, enfatizando diferentes grupos musculares. Essa variação no posicionamento dos pés cria uma experiência única no treinamento de pernas, com ênfase especial nos músculos adutores e glúteos.
“É um exercício que trabalha músculos com pectíneo, grácil, adutor longo, adutor magno, reto femoral, vasto lateral, vasto medial e glúteo máximo, musculaturas localizadas na região da perna e dos glúteos”, esclarece Viviane Arrojo, educadora física da Academia Evoque. “Secundariamente você trabalha junto a região do core, que é formada pelo abdômen e pela lombar”, completa.
Leia mais: Pode fazer agachamento todos os dias?
Quais são os benefícios do agachamento sumô?
O agachamento sumô é caracterizado pela posição ampla dos pés, geralmente ultrapassando a largura dos ombros, com os dedos apontando para fora. Essa postura aumenta o recrutamento dos músculos citados, proporcionando um estímulo intenso para o desenvolvimento dessas áreas musculares. Outros benefícios incluem:
- Fortalecimento dos músculos internos da coxa: a posição ampla trabalha intensamente os adutores, promovendo equilíbrio muscular
- Ativação dos glúteos: o agachamento sumô destaca-se por maximizar o envolvimento dos músculos glúteos, contribuindo para um bumbum mais tonificado
- Melhoria na postura: ao fortalecer os músculos das pernas e do core, esse exercício auxilia na manutenção de uma postura adequada
- Desenvolvimento da força geral: o agachamento sumô é uma excelente forma de aumentar a força em diversas áreas musculares ao mesmo tempo
Leia mais: Agachamento: como fazer, tipos e benefícios
Como executar o agachamento sumô?
O agachamento sumô é essencial para diversificar o treinamento de pernas e promover o desenvolvimento equilibrado dos músculos inferiores. Para executá-lo corretamente:
Posicione os pés além da largura dos ombros, com os dedos apontando para fora. Mantenha as costas retas e o olhar direcionado para a frente. Desça lentamente, dobrando os joelhos, até formar um ângulo de 90 graus. Retorne à posição inicial, concentrando-se na contração dos músculos.
Existem diferentes formas de fazer o exercício, como com a barra, com halteres e no step. “Suas variações implicam nas ativações da musculatura, dando mais ênfase em certas regiões, como parte da frente da perna ou o glúteo”, conta a treinadora.
“Sendo assim, temos o agachamento sumô com a barra nas costas, com halteres no solo ou no step (caso necessite de uma amplitude maior do movimento de agachar)”. Também existe uma variação com inclinação do tronco.
“Quando se faz com ele mais reto, alinhado ao quadril, a ênfase é maior no reto femoral, no vasto lateral e no medial, quando se faz com a inclinação do tronco mais a frente da linha do quadril, a ênfase é maior no glúteo máximo”, finaliza.
Na hora de realizar agachamento sumô, procure um profissional da educação física, que poderá orientar sobre a execução correta.