Redatora de saúde, bem-estar e lifestyle, focada em dar dicas para uma vida mais equilibrada e saudável.
Utilizado como forma de prevenir o HIV antes da exposição, o PrEP é uma das formas mais comuns de combater o vírus e aumentar as chances de combate no dia a dia e também em meio ao tratamento.
Combinando Emtricitabina e Tenofovir disoproxil, eles bloqueiam a produção dos reprodutores do vírus no organismo, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo o HIV de maneira eficaz, oferecendo até 100% de eficácia em contaminações através de relações sexuais.
Truvada como PrEP
Com a mesma formulação, o medicamento Truvada pode ser usado como PrEP. Assim, ele interfere na produção da transcriptase reversa que é a enzima responsável pela replicação do vírus no organismo, além de aumentar a produção da célula responsável por combater o vírus.
Em casos de pré-exposição, o Truvada pode diminuir em até 100% as chances de infecção através de relações sexuais e em até 70% as infeções por meio de agulhas e seringas contaminadas. Por isso, ele é eficaz na prevenção e no tratamento do HIV.
Vale lembrar que atualmente no Brasil a opção mais barata é o Binav, que também pode ser utilizada como PrEP no tratamento do HIV. Além disso, ele é encontrado em farmácias em todo o país.
Quem pode usar o PrEP?
O PrEP é indicado para pessoas que possuem maior risco de exposição ao vírus, por isso é recomendado o uso para pessoas que possuem múltiplos parceiros(as) e que frequentemente não usam preservativo, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e pessoas cujo parceiro(a) vive com HIV.
Como o PrEP pode ser usado?
Ele pode ser tomado diariamente por pessoas que ficam expostas ao risco com frequência. Ou também somente quando for ser exposta ao vírus, tendo que tomar 2 comprimidos pelo menos 2 horas antes da relação sexual, e mais um comprimido ao dia pelos próximos 2 dias.
Homens no cuidado contra o HIV
Com médicos especialistas sempre à disposição, você pode marcar uma consulta a qualquer hora do seu dia, seja através de mensagens, chamadas de áudio ou de vídeo. Assim você manterá suas consultas de rotina e ainda conseguirá um tratamento específico para o seu caso.
Clique aqui e seja direcionado para a página de especialistas e mantenha a sua consulta de rotina sempre em dia!