Médico com formação em Medicina, pós-graduação em Endocrinologia e 12 certificados em Nutrologia na Abran. Além disso, é...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A creatina é uma substância produzida de forma natural pelo nosso organismo, composta por um conjunto dos aminoácidos glicina, metionina e arginina. A suplementação atua como uma fonte extra de energia, sendo utilizada pelos praticantes de atividade físicas com foco no ganho de resistência durante os treinos, força e massa muscular. Isso porque a substância se armazena nas fibras musculares do corpo. Apesar de tantos benefícios para quem treina, uma das principais dúvidas relacionada a ela é se a creatina engorda. Saiba como consumi-la da forma certa!
A creatina engorda?
De acordo com o nutrólogo Rodrigo Neves, a creatina não engorda se avaliada a questão de aumento da gordura corporal. “No entanto, pode levar a um aumento no peso corporal inicialmente, devido à retenção de água nos músculos. Esse aumento de peso é geralmente devido ao acúmulo de água e não de gordura”, afirma.
Se a substância for consumida associada a um treinamento de resistência, pode ocorrer o ganho de massa magra, que auxilia no processo de emagrecimento saudável.
Saiba mais: Suplementos alimentares: saiba quando começar a usá-los
Como tomar creatina?
Normalmente encontrada em fórmulas em pó, a creatina deve ser diluída em água ou outro tipo de bebida para ser ingerida. O especialista explica que a forma de consumir a creatina pode variar de acordo com o objetivo do paciente e por isso deve ser orientada por um profissional. De forma geral, o uso pode seguir um protocolo de fases:
- Fase de carga: 20 gramas de creatina por dia (4 doses de 5 gramas ao longo do dia), durante 5 a 7 dias
- Fase de manutenção: dose diária de 5 a 3 gramas
“É recomendável consumir a creatina com uma fonte de carboidrato simples para facilitar sua absorção. Entretanto, para necessidades específicas, é importante consultar um nutricionista ou um profissional de saúde”, orienta Neves.
Saiba mais: Whey Protein: veja os tipos e saiba qual escolher
Quem não pode tomar creatina?
A creatina é considerada segura para grande parte das pessoas. No entanto, alguns pacientes devem ter cautela quanto à suplementação. São eles:
- Pacientes com problemas renais ou hepáticos (risco de aumento da carga sobre rins e fígado)
- Grávidas e lactantes
- Crianças e adolescentes