Médica endocrinologista e metabologista pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP/EPM. Título de especialista em C...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO Ozempic não é um remédio que foi criado para a perda de peso, mas sim para o tratamento de diabetes tipo 2, desenvolvido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. Porém, o medicamento também vem sendo usado para o emagrecimento por conta das ações da semaglutida, o seu princípio ativo.
“A semaglutida auxilia no controle da saciedade, geralmente diminui a quantidade de comida ingerida e culmina com a perda de peso”, resume Giovanna Carpentieri, endocrinologista e metabologista, que falou sobre os efeitos do medicamento.
Mas o Ozempic emagrece quantos quilos por semana? Vamos entender a seguir por meio dos estudos mais recentes!
Leia mais: Ozempic comprimido emagrece?
Quantos quilos o Ozempic emagrece por semana?
É fundamental lembrar que o Ozempic não é indicado especialmente para o emagrecimento, já que a sua dosagem (1 mg por semana) não é considerada suficientemente eficaz para esse uso, apesar de apresentar esse efeito.
Para o tratamento de obesidade, a de 2,4 mg/semana é normalmente a mais recomendada. Por isso, a farmacêutica Novo Nordisk lançou o medicamento Wegovy, usado exclusivamente para a perda de peso, que apresenta doses mais altas de semaglutida. Ele, porém, ainda não está à venda no Brasil.
É com base nessa dosagem de 2,4 mg/semana que podemos entender quanto a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, emagrece por semana.
Um estudo, publicado no New England Journal of Medicine, por exemplo, analisou quase duas mil pessoas com sobrepeso ou obesidade para 68 semanas de tratamento com semaglutida subcutânea uma vez por semana (na dose de 2,4 mg) ou placebo.
Os resultados mostraram que adultos com obesidade (ou sobrepeso com uma ou mais condições coexistentes relacionadas ao peso) e sem diabetes tiveram uma perda média de peso de 14,9% em relação ao valor basal com semaglutida como complemento à intervenção no estilo de vida.
Ou seja, em uma pessoa de 100 kg, isso seria equivalente à perda de 15 kg em 68 semanas. Fazendo uma conta simples, a perda por semana seria de aproximadamente 200 gramas.
Um outro estudo, publicado na National Library of Medicine, fez uma avaliação parecida, mas com um número de pessoas reduzido: 175 pacientes com sobrepeso ou obesidade. Neste estudo, a perda registrada foi de 5,9% do peso corporal em 13 semanas e de 10,9% em 26 semanas. Uma perda média de pouco mais que 400 gramas por semana.
Leia mais: "Super Ozempic": emagrece mais e mais rápido; entenda
É seguro usar Ozempic para emagrecer?
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia ressalta que o uso da semaglutida para perder peso é seguro. "Não há indicação restrita médica, mas, de qualquer maneira, não há nada que possa fazer mal às pessoas sem diabetes na dose de 1 mg por semana. Se na dose de 2,4 mg por semana é seguro, em uma dosagem menor certamente também é”.
Mesmo assim, alguns efeitos colaterais podem ser percebidos, como náuseas, azia, diarreia e constipação. Por isso, o medicamento só deve ser usando sob recomendação médica.
Preço
O preço do Ozempic é relativamente alto: varia entre R$ 800 e R$ 1.000 a caixa com seis agulhas descartáveis, a depender de cada farmácia. Atualmente, o medicamento não está disponível na rede pública de saúde.