Personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iOs aparelhos elípticos, também conhecidos como transport, são equipamentos que simulam o movimento da caminhada ou corrida. O exercício trabalha os membros inferiores e superiores, mas tem como foco os inferiores.
Segundo o personal trainer Matheus Vianna, um dos benefícios de realizar aeróbico nessa plataforma é que, além de ser simples, o exercício diminui o impacto das articulações e o aumenta a resistência e a respiração.
“Não tem mistério para realizar o elíptico. Apenas é preciso tomar cuidado para não cair da plataforma e evitar acidentes. Por isso, é importante sempre realizar o exercício com o apoio de pelo menos uma das mãos no equipamento enquanto a perna se preocupa em realizar a rotação do equipamento”, explica o personal.
Saiba mais: Elíptico ou esteira? Compare os dois aparelhos
Erros comuns no elíptico
Assim como todo exercício, é comum que as pessoas cometam alguns erros na hora de realizar a execução do movimento ou do aparelho, como:
- Realizar o exercício mais tempo do que o corpo aguenta
- Não segurar no aparelho para realizar o treino
- Realizar o exercício descalço
Saiba mais: Erros na hora de correr podem causar lombalgia
Como turbinar sua performance
Algumas das formas de turbinar a performance no elíptico, incluem:
Aumentar a carga
Ao perceber facilidade no exercício, é importante aumentar sua carga gradativamente para que o treino evolua. Isso exige mais esforço e promove não só a melhora do condicionamento físico, como também no músculo das pernas.
Realizar intervalados
Apesar do método ser muito utilizado na corrida, é possível adaptá-lo para o elíptico, seja aumentando a velocidade ou aumentando ou diminuindo a carga. Nesse caso, o HIIT pode ser utilizado conforme o tempo que o aluno irá treinar, por exemplo: a duração do treino é de 15 minutos; 5 minutos serão de carga leve, 5 de carga pesada e novamente 5 de carga leve.
Saiba mais: Execução correta da musculação é tão importante quanto carga usada
Aumentar a velocidade de rotação por minuto nas pernas
Quanto maior a velocidade em que o aluno realizar o movimento, mais haverá intensidade cardiovascular e, consequentemente, mais queima de gordura.
Programar o aparelho
As programações de treinamento aeróbico podem ser escolhidas antes no início do treino indicando o que será realizado e podendo ou não incluir intervalos. Reverso e pedalar agachado, por exemplo, são algumas opções que trabalham mais quadríceps de glúteo.
Saiba mais: 10 exercícios para aumentar a velocidade ao correr