Dra. Letycia Lopes é médica pós-graduada em dermatologia. Em seus atendimentos, ela preza sempre pelo uso de técnicas mo...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNesta segunda-feira, 1º de abril, a participante do BBB 24, Beatriz Reis, chamou a atenção da casa mais vigiada do Brasil após fazer um sutiã de casca de laranja. A ex-camelô do Brás customizou a peça de roupa para agradecer ao público por ter permanecido no programa após o último paredão. Mas o que ela não sabia é que essa roupa acaba sendo um risco para a pele.
O apresentador do BBB Tadeu Schmidt explicou à Bia que a laranja, quando entra em contato com a pele, pode causar sérios problemas na região, como queimaduras. Para entender melhor sobre esse assunto, o MinhaVida entrevistou a dermatologista Letycia Lopes, que explicou os perigos que essa e outras frutas cítricas podem provocar na pele.
O que poderia acontecer com a pele de Beatriz por conta do sutiã de laranja?
Frutas cítricas, como laranjas, limões e tangerinas são deliciosas e refrescantes, mas quando entram em contato com a pele, podem causar uma série de efeitos adversos. A dermatologista detalha os principais efeitos desses alimentos. “Frutas cítricas contêm substâncias ácidas que, quando entram em contato com a pele, podem causar irritações, queimaduras, vermelhidão, coceira, dor, ardência, manchas e até mesmo bolhas”.
Até mesmo ao manusear frutas cítricas, especialmente limões e laranjas, algumas pessoas podem desenvolver irritação na pele por conta dos compostos orgânicos ácidos, como ácido cítrico e ácido ascórbico. Esses ácidos podem causar uma reação de contato que acaba causando vermelhidão, coceira ou até mesmo dermatite em pessoas que têm a pele sensível.
Além disso, certas substâncias presentes nessas frutas, como os furocumarínicos, também podem aumentar a sensibilidade da pele à luz solar, tornando a região mais propensa a queimaduras solares e, consequentemente, a manchas na pele.
Leia também: Queimadura de sol: veja sintomas e como tratar
3 cuidados para evitar reações na pele por frutas cítricas
Para prevenir todos os problemas que podem surgir quando uma laranja ou outras frutas cítricas entram em contato com a pele, é fundamental adotar algumas medidas. A médica comenta sobre os cuidados necessários com a pele para minimizar esses efeitos colaterais:
“Evitar manusear substâncias cítricas e se expor ao sol sem uma boa limpeza da área que entrou em contato com a substância. Além de ter atenção aos dias de sol em praias e piscinas, onde é frequente fazer lanches com frutas ou até alguns tipos de bebidas à base de frutas cítricas”, ressaltou. Saiba como lidar com a pele após o contato com a fruta:
1. Fazer a limpeza da pele: um dos passos mais importantes para prevenir essas reações é fazer uma limpeza da pele logo após o manuseio das frutas, pois a remoção dos resíduos ácidos evita qualquer tipo de irritação cutânea. É importante que a higiene seja feita com o uso de água morna e sabão neutro para remover completamente os vestígios da pele.
2. Usar protetor solar: considerando a fotossensibilidade induzida por algumas substâncias presentes em frutas cítricas, é fundamental proteger a pele contra os raios solares após o contato com esses alimentos. O uso de protetor solar com amplo espectro e FPS 30 ou mais ajuda a prevenir queimaduras solares e outros danos causados pela combinação de fruta cítrica e exposição aos raios UV.
3. Manter a pele bem hidratada: ajuda a preservar a saúde e integridade da região, evitando qualquer episódio de sensibilidade na pele
Também é importante fazer o uso de luvas quando for manusear frutas cítricas e evitar o contato direto do suco desses alimentos com áreas sensíveis da pele, como os olhos.