Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Três influenciadores foram levados para o hospital após sofrerem queimaduras de primeiro e segundo grau no começo de abril. O acidente foi causado por um desafio da internet no qual os jovens passaram cerca de 15 minutos com os pés dentro de um balde com água, sal e gelo.
MC Thammy, uma das participantes do desafio, sofreu queimaduras de primeiro grau nos dois pés. Nas redes sociais, a cantora fez um relato sobre o ocorrido.
“Quando tirei o pé do balde de gelo eu nunca senti uma dor tão grande na minha vida“, disse. “Três dedos meus estavam pretos. Meu pé começou a inchar muito. Saí de lá e fui para o hospital. O médico falou que se eu ficasse mais um minuto, podia ter necrosado meu dedo".
Em entrevista ao MinhaVida, Thais Matsuda, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, explicou que o limite de exposição a baixas temperaturas varia conforme a sensibilidade individual, se a pele está protegida ou desnuda e com a temperatura e umidade do gelo. Portanto, qualquer tipo de brincadeira em que há exposição ao frio extremo deve ser evitada.
Leia também: 5 coisas que você não deve fazer ao sofrer uma queimadura
Qual a diferença da queimadura por gelo e por fogo?
Enquanto a queimadura causada por calor ocorre pelo contato com temperaturas muito altas, como fogo, vapores ou superfícies aquecidas, as queimaduras por gelo acontecem quando a pele entra em contato com temperaturas abaixo de zero graus Celsius, ou seja, quando há exposição prolongada ao frio intenso ou contato direto com gelo ou objetos congelados.
Quando ocasionadas por fogo ou objeto com alta temperatura, as queimaduras são caracterizadas pela destruição direta dos tecidos, apresentando bolhas, vermelhidão e, a depender da gravidade, o desprendimento de camadas da pele.
Em contrapartida, as queimaduras por gelo apresentam sintomas semelhantes às lesões de primeiro grau causadas pelo sol: morte das células da epiderme, dor e coloração avermelhada na pele.
Leia também: Como cuidar da pele descascando após tomar sol?
Quais os sintomas de queimadura por gelo?
Dentre os principais sintomas de queimadura por gelo, Thais Matsuda destaca:
- Vermelhidão
- Sensação de dormência
- Coceira
- Dor na área afetada
- Formação de bolhas (em queimaduras de 2º ou 3º grau)
- Necrose tecidual (em 3º grau, considerado o caso mais grave)
Como cuidar da queimadura por gelo?
Quando ocorre queimadura da pele por excesso de frio, de início, o recomendado é que a área afetada seja gradualmente aquecida. Isso pode ser feito com o auxílio de tecidos secos ou molhados por água morna.
“Em casos graves, em que há formação de bolhas ou outras lesões, é importante procurar assistência médica para que se possa determinar a melhor conduta que pode envolver desde a necessidade de curativos específicos até cirurgias reparadoras”, orienta a dermatologista.
Saiba mais: Sensibilidade ao frio: o que pode ser, sintomas e causas