Graduada em Medicina, com Residência Médica em Clínica Médica e Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro (Uni...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, bem-estar, beleza, fitness e família.
*Conteúdo patrocinado
O tempo passa, a idade avança e os primeiros sinais na pele são percebidos no encontro com o espelho: rugas, flacidez, linhas de expressão e algumas manchas - todas elas consequências do envelhecimento da pele. Esse fenômeno, que começa por volta dos 25 anos, é caracterizado pela diminuição de componentes essenciais para a textura e elasticidade da pele: colágeno, elastina, glândulas sebáceas, além de uma redução da renovação celular.
O processo faz parte do ciclo natural do organismo humano, mas está 80% relacionado aos fatores extrínsecos e 20% a fatores intrínsecos, este último associado à genética e idade. Isso significa que a maior parte da aparência da pele é afetada por influências externas consequentes do estilo de vida, explica a dermatologista Daniela Schimdt Pimentel, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“Pacientes que não mantêm hábitos saudáveis são os que normalmente apresentam uma aceleração do envelhecimento da pele, principalmente aqueles que estão muito expostos ao sol, à poluição ou fazem uso frequente do cigarro. Esses fatores são os mais comprovados cientificamente, mas a alimentação irregular, estresse e baixa qualidade de sono também fazem parte desse grupo”.
A dermatologista enfatiza a importância de estar atento aos cuidados contra esses fatores externos, mesmo que a pessoa tenha optado por fazer intervenções estéticas para amenizar os efeitos.
A boa notícia, porém, é que esses cuidados se resumem em hábitos simples do dia a dia que realmente fazem diferença na hora de desacelerar o processo. Confira alguns deles abaixo.
1 - Filtro solar em primeiro lugar
A exposição excessiva à radiação solar é comprovadamente um dos fatores que mais contribuem na formação de rugas, linhas finas e flacidez, principalmente se a pele for exposta entre os horários de 10h às 16h.
Nesse caso, não basta só utilizar o protetor solar: o recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é que o filtro solar contenha, no mínimo, um FPS de 30. O correto é que esse protetor seja reaplicado ao longo do dia, já que o produto vai perdendo a eficácia com o passar do tempo.
2 - Se dedique à sua rotina de skincare
Não basta apenas ter uma rotina de cuidados com a pele, mas sim utilizar os produtos adequados para cada tipo de pele, higienizando-a e hidratando-a adequadamente.
“A rotina de skincare ideal deve ser sempre orientada por um dermatologista que vai entender o estilo de vida do paciente e orientá-lo de maneira personalizada”, ressalta Daniela.
Indicado para cuidados com a pele, Imecap® Face Dia e Noite são cremes faciais antirrugas que podem funcionar como um aliado na hora de potencializar os cuidados nos dois horários do dia. Imecap® Face Creme Antirrugas Dia conta com FPS 30, ácido hialurônico e é enriquecido com vitamina C, conhecida por sua ação antioxidante, o que pode levar ao aumento da firmeza e elasticidade da pele e prevenir o envelhecimento precoce.
Já quando se trata da rotina noturna, Imecap® Face Creme Antirrugas Noite é focado no clareamento de manchas, uniformização e melhora da textura da pele. A fórmula também possui ação antioxidante para a firmeza da pele e composição de ácido hialurônico.
3 - Dê um basta no estresse
Um malefício que prejudica o rosto e o resto do organismo, o alto nível de estresse age na inflamação e enfraquecimento da pele. Os efeitos podem ser minimizados com atividades físicas constantes, mantendo uma rotina de sono e alimentação adequados, como também procurar acompanhamento terapêutico, se puder.
A linha Imecap® Face conta com cápsulas compostas por colágeno, selênio, zinco e as vitaminas A, C e E, que agem nas camadas profundas da pele, colaboram com a revitalização, prevenção de rugas, linhas de expressão e ainda estimulam o metabolismo da pele.
Além disso, para quem está em busca de um cuidado de dentro para fora, Imecap® Face em Sachê é uma alternativa. Composto por colágeno hidrolisado, Verisol, ácido hialurônico e vitamina C, entre outras vitaminas e minerais, o produto pode auxiliar na produção de mais colágeno na pele, mais firmeza e, consequentemente, menos envelhecimento da pele. A ação antioxidante também atenua na prevenção dos sinais do tempo.