Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia, pós-graduanda em endocrinologia e nutrição, especializa...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Normalmente, os frios estão presentes em boa parte das mesas brasileiras — especialmente, no café da manhã. No entanto, para aqueles que prezam por uma alimentação balanceada, surge a dúvida: entre presunto, mortadela e peito de peru, qual é a opção mais saudável?
Ao MinhaVida, Fernanda Esquitino, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explicou que os três alimentos podem oferecer riscos à saúde, visto que embutidos são ricos em sódio, conservantes, gordura saturada e compostos, como nitritos e nitratos, que são potencialmente cancerígenos.
Leia também: Manteiga ou margarina: quando usar cada uma na cozinha?
Qual dos embutidos é menos pior para a saúde?
Em relação ao presunto, a mortadela e o peito de peru, Fernanda Esquitino compartilhou o ranking do pior embutido ao menos prejudicial à saúde.
- Mortadela
- Presunto
- Peito de peru
Das três opções, a mortadela é a pior. Ela é composta por uma mistura de carnes de diversos animais, juntamente com todos os seus miúdos. Esse embutido é mais calórico e tem um número exorbitante de sódio — que favorece a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial.
“O presunto e peito de peru têm características semelhantes. Em alguns casos, o peito de peru possui um teor menor de sódio, ou seja, pode ser a opção mais saudável. No entanto, independentemente disso, o ideal é consumir o presunto e o peito de peru muito esporadicamente e evitar ao máximo a mortadela”, orienta a nutricionista.
Leia mais: 5 vilões da dieta que não te deixam emagrecer
Quais os riscos de consumir embutidos regularmente?
O consumo de embutidos como presunto, mortadela, peito de peru e afins pode acarretar em uma série de problemas de saúde que podem aparecer a curto e longo prazo. Como esses alimentos contém um alto teor de sódio, gorduras ruins e conservantes, eles podem causar:
- Doenças cardiovasculares
- Retenção de líquidos
- Diabetes tipo 2
- Obesidade
- Colesterol alto
- Câncer (especialmente, o colorretal)
Quais são as alternativas para os embutidos?
Para quem gosta de presunto, mortadela ou peito de peru no recheio dos lanches, mas também quer minimizar os impactos nocivos desses embutidos, a nutricionista Fernanda Esquitino separou algumas alternativas mais saudáveis.
“Existem opções melhores, como por exemplo o presunto parma, presunto cru ou peito de frango defumado fatiado. Mas é importante lembrar que comida de verdade, sem ser ultraprocessada, como os embutidos, sempre será a melhor opção. Como exemplo, temos frango, atum ou carne desfiada”.
Saiba também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio