Romanni Souza é graduado em Psicologia pelo Unipam, pós-graduado em Neurociência e treinador oficial do Instituto Romann...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Pela primeira vez, o número de americanos que consomem maconha diariamente ou quase que diariamente superou o número dos que bebem bebidas alcoólicas na mesma frequência. A informação foi revelada na Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde dos EUA, que comparou dados de 1979 até 2022.
No levantamento, 17,7 milhões de pessoas revelaram usar maconha todos os dias ou quase todos os dias, enquanto 14,7 milhões afirmaram beber álcool diariamente ou quase diariamente. Os dados demonstram como o uso de cannabis vem crescendo nos Estados Unidos, mesmo sendo legalizada apenas na metade do país.
Mas, a popularização do consumo maconha e a redução do uso de álcool é um movimento bom ou ruim para a saúde?
Saiba mais: Alcoolismo e depressão: psicóloga explica como estão relacionados
Bom ou ruim para a saúde?
De acordo com o psicólogo Romanni Souza, tanto a maconha como o álcool trazem prejuízos à saúde em diferentes esferas da saúde. “A redução no consumo de álcool traz benefícios. Mas isso de nenhuma maneira significa que o consumo de maconha seja positivo”, afirma.
O especialista explica que diferentes fatores contribuem para a queda do número de consumidores de álcool, como campanhas de conscientização a respeito de seus riscos. Já a falsa ideia de que a maconha seja uma droga “menos ruim” associada ao fácil acesso à cannabis no país torna a migração do álcool para a maconha um movimento mais fácil.
“A percepção geral sobre a maconha tem mudado, com mais pessoas acreditando que ela é menos prejudicial do que o álcool, mesmo que ela tenha pontos mais prejudiciais em diferentes aspectos”, analisa Romanni. Vale lembrar que o profissional se refere ao uso recreativo da erva em seu estado completo ou alterado e não sobre os tratamentos com ativos específicos da cannabis como o CBD.
Malefícios da maconha
De acordo com Romanni Souza, o uso de maconha pode implicar aos seguintes riscos a saúde:
- Dependência
- Problemas respiratórios, como bronquite
- Impacto na produtividade
- Depressão
- Psicose
- Falta de motivação
- Problemas de memória
- Câncer de pulmão
Saiba mais: Maconha medicinal pode diminuir sintomas da quimioterapia
Malefícios do álcool
Da mesma forma, o consumo de álcool pode implicar nos seguintes problemas de saúde:
- Dependência
- Doenças hepáticas como cirrose
- Hipertensão
- Doenças cardiovasculares
- Desenvolvimento de diversos tipos de cânceres, como câncer de boca, garganta, esôfago, fígado, mama e cólon
- Depressão
- Ansiedade