Graduada pela Universidade de Taubaté, ex-residente em Câncer Bucal do Hospital A. C. Camargo, onde adquiriu experiência...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Câncer de boca?
O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio, é um tumor maligno que acomete lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e também a garganta. Ele pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços e sangramentos sem causa.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), trata-se de uma doença mais comum em homens acima de 40 anos. Entre as principais causas do câncer de boca, estão o tabagismo, o consumo de álcool, a gordura corporal elevada e o vírus HPV.
Causas
As principais causas do câncer de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A exposição ao sol também apresenta risco para o desenvolvimento da doença na região dos lábios — o que torna indispensável o uso de protetor solar ou de outros métodos que protejam contra os raios UV.
Outras causas para o câncer de boca incluem infecção pelo vírus HPV, excesso de gordura corporal e exposição a certas substâncias, como:
- Óleo de corte
- Amianto
- Poeira de madeira
- Poeira de couro
- Poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro
- Amianto
- Formaldeído
- Sílica
- Fuligem de carvão
- Solventes orgânicos e agrotóxicos
Sintomas
Sintomas de câncer de boca
Os sintomas do câncer de boca podem se manifestar da seguinte maneira no corpo:
- Feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam
- Caroços
- Inchaços
- Áreas de dormência
- Sangramentos sem causa conhecida
- Dor na garganta que não melhora
- Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio
O câncer de boca provoca n as fases mais evoluídas: mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de boca pode ser feito a partir do exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde. Esse exame ajuda a diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e devem realizar exames de rotina na boca pelo menos uma vez ao ano (por dentista ou médico).
O exame de rotina na boca pode ser realizado em consultórios odontológicos ou em Centros de Especialidades Odontológicas, CEO — além de postos ou centros de saúde.
O autoexame previne o câncer de boca?
O autoexame de câncer de boca é uma técnica simples que ajuda a identificar anormalidades que podem indicar a doença. Para isso, a própria pessoa observa a estrutura normal da boca e identificar possíveis mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações. Entretanto, o autoexame na boca não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado.
Fatores de risco
Alguns dos principais fatores de risco para o câncer de boca são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.
Tratamento
O tratamento do câncer de boca é cirúrgico, tanto para lesões menores como para tumores maiores. Existe ainda a possibilidade de tratamento com radioterapia e quimioterapia quando a cirurgia não é possível — principalmente em casos em que o procedimento é descartado por acarretar em sequelas funcionais e complicadas para a reabilitação funcional e a qualidade de vida do paciente.
Tem cura?
O câncer de boca tem cura. Para isso, é preferível que haja o diagnóstico de câncer de boca no início, em que são maiores as chances de que o quadro seja curado. Quadros mais avançados de câncer de boca apresentam possibilidade mais baixa de cura — o que torna importante manter consultas de rotina para exame da boca.
Prevenção
Como diminuir o risco de câncer de boca?
O câncer de boca pode ter risco diminuído a partir de alguns hábitos, tais como:
- Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool
- Mantenha uma boa higiene bucal
- Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes
- Visite o dentista regularmente e converse com o seu médico e informe-se sobre o exame clínico da boca
Referências
Instituto Nacional de Câncer (INCA)