Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
iA procrastinação se refere ao hábito de adiar tarefas ou decisões importantes. Já o perfeccionismo é a busca incansável pela perfeição, sendo que, inúmeras vezes, vem acompanhado por excesso de exigência e altos padrões, praticamente inatingíveis. Embora esses comportamentos possam parecer inofensivos à primeira vista, as consequências podem ser profundas e duradouras. Impactando a falta de tomada de decisão necessária para se seguir bem na vida em geral.
Procrastinação nem sempre está diretamente ligada ao perfeccionismo, mas são dois temas que frequentemente caminham lado a lado. Existem muitas razões para alguém procrastinar. E uma delas é a busca incansável pela perfeição. Deste modo, se forma um ciclo vicioso: adia a realização de algo em busca do ideal e a espera pelo momento perfeito impede a execução e isso só faz estimular cada vez mais o adiamento de uma escolha ou realização. Comportamentos evitativos impactam significativamente a vida de qualquer pessoa.
Quais os sentimentos mais comuns de alguém que procrastina?
A procrastinação pode se manifestar de diversas formas, desde adiar tarefas simples até evitar completamente responsabilidades importantes. As razões para procrastinar podem surgir de uma variedade de fatores, incluindo:
- Medo do fracasso;
- Falta de motivação;
- Baixa autoestima;
- Medo do julgamento;
- Dificuldade em lidar com o estresse e pressão.
As características mais comuns de um perfeccionista
O perfeccionismo é caracterizado pela busca incessante pela excelência, muitas vezes acompanhada por autocrítica severa e insatisfação persistente. Pessoas perfeccionistas tendem a estabelecer padrões extremamente elevados para si mesmas, o que pode levar à procrastinação como uma forma de evitar cometer erros ou enfrentar críticas. As razões para agir com perfeccionismo podem surgir de uma variedade de fatores, incluindo:
- Expectativas elevadas de outras pessoas;
- Autoexigência;
- Medo do fracasso;
- Padrões culturais e sociais elevados;
- Traumas passados;
- Traço de personalidade.
A procrastinação e o perfeccionismo podem levar a uma série de problemas, incluindo estresse crônico, ansiedade, baixa autoestima, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, perda de oportunidades e até mesmo problemas de saúde física.
5 dicas para melhoria e superação:
1) Pratique a autoaceitação
Reconheça que é impossível alcançar a perfeição e, com isso, aceitar seus próprios limites e imperfeições. Seja respeitoso com você mesmo, tratando-se com bondade e compaixão diante dos desafios, erros, falhas e equívocos.
2) Estabeleça metas realistas
Ao invés de buscar a perfeição, defina metas realistas, possíveis e alcançáveis para si mesmo. Divida grandes tarefas em etapas menores e comemore cada progresso feito a cada etapa realizada, por menor que seja.
3) Disciplina
Desenvolva hábitos saudáveis de trabalho e estudo. Estabelecer rotinas e limites claros para o seu tempo e energia é fundamental para sair da inércia e procrastinação. Aprenda a priorizar suas tarefas de acordo com sua importância e urgência.
4) Supere seus medos
Identifique os medos que possam estar alimentando sua procrastinação. Mas não é apenas ir enfrentando de qualquer jeito. Aprenda a lidar com suas emoções, buscando maneiras construtivas de enfrentar desafios, aos poucos, e aprendendo com os seus erros.
5) Busque apoio emocional
Busque orientação de um psicólogo especializado em questões de procrastinação e perfeccionismo. Como mestre em psicologia clínica posso afirmar que a terapia é um caminho seguro para explorar seus sentimentos, melhorar sua motivação, entender padrões de comportamento e desenvolver estratégias eficazes para superar esses desafios.
Para superar a procrastinação e o perfeccionismo é preciso um trabalho direcionado, dedicar um tempo para o desenvolvimento do autoconhecimento, esforço e comprometimento. Se você estiver vivenciando esses padrões de comportamento, não hesite em buscar ajuda profissional. A psicoterapia é um caminho seguro que lhe dará suporte e orientação necessários para lhe ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis e alcançar uma maior sensação de bem-estar e realização em sua vida.
Sucesso naquilo que busca e até breve!
Saiba mais: 6 razões que podem explicar por que você está sempre atrasado