Paula H. Sasakura, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde é formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especial...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando se trata de aproveitar ao máximo os nutrientes das frutas, as frescas, na maioria das vezes, são as mais recomendadas. Mas e se disséssemos que há uma fruta específica que é melhor quando consumida congelada?
Um especialista no assunto revela que a versão congelada dessa fruta pode ser mais nutritiva e vantajosa do que a opção fresca por conta da preservação dos nutrientes, além da praticidade no dia a dia.
O MinhaVida revelou qual fruta é essa e as principais vantagens de comprá-la nesse formato.
Por que deveríamos estar consumindo alimentos congelados?
Seja pela praticidade ou pela durabilidade, investir em alimentos congelados pode ser uma escolha inteligente para a sua rotina. Além de ajudar a otimizar o tempo na cozinha, eles também ajudam a preservar nutrientes essenciais para o seu organismo, quando armazenados de maneira correta, garantindo uma alimentação mais saudável.
Sem falar que o congelamento ajuda a evitar o desperdício na despensa, né? Em entrevista prévia ao MinhaVida, a nutricionista Paula Sasakura comentou outras vantagens em investir na técnica de congelamento:
“Apesar da alteração na textura dos alimentos, é importante entender que o congelamento segue sendo uma ótima maneira de preservar alimentos e muitos nutrientes permanecem intactos. O congelamento é uma forma conveniente de prolongar a vida útil dos alimentos e ainda pode fornecer uma boa quantidade de nutrientes”, ressalta a nutricionista.
Leia mais: 8 alimentos que podem ser congelados sem perder nutrientes
Conheça a fruta que é melhor comprar congelada do que fresca
Em uma entrevista feita para o site espanhol Dap, o médico e comunicador britânico Karan Rajan explica que a fruta que melhor retém nutrientes na versão congelada é o mirtilo.
Isso porque, quando os mirtilos são submetidos ao ultracongelamento, eles retêm melhor suas vitaminas antioxidantes e compostos, como os polifenóis - que são bioativos anti-inflamatórios.
O processo de congelamento quase que interrompe a perda desses nutrientes, enquanto a fruta fresca acaba tendo uma perda mais acelerada com o passar dos dias e devido às mudanças de temperatura.
Comprar mirtilos congelados podem ser uma boa opção para preparar smoothies, shakes, compotas, sorvetes e picolés saudáveis.
Agora, isso não significa que a fruta natural não trás benefícios para o organismo (muito pelo contrário). Ela continua com uma boa quantidade de antioxidantes e flavonoides que atuam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Por isso, se você prefere consumir o mirtilo ainda fresco, pode continuar comendo dessa forma, sem problemas!
Leia mais: Frutas vermelhas reduzem o risco do mal de Parkinson