Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Muitas vezes esquecemos a enorme capacidade de impacto que uma simples frase tem sobre os outros. Segundo a neurocientista Wendy Suzuki, professora de Psicologia e Neurociências do Centro de Ciências Neurais da Universidade de Nova York, um “eu te amo” tem um efeito de ressonância emocional que fortalece a memória, mesmo nos casos em que o hipocampo não funciona bem, como acontece no caso de demência.
No entanto, existem frases mais simples e cheias de gentileza capazes de transformar o dia das pessoas ao nosso redor. Jeffrey Bernstein, psicólogo com mais de 30 anos de experiência em relacionamentos, diz no Psychology Today que “a bondade é uma força poderosa que pode iluminar o dia de alguém, aumentar sua autoestima e promover conexões significativas”. Abaixo, confira quais são as frases.
Leia também: Por que alguns idosos têm uma memória melhor que muitos jovens? Essa universidade descobriu
“Acredito em você”
Na psicologia existe algo chamado efeito Pigmalião, diretamente relacionado ao efeito Galatea, e que é a prova de que o que fazemos e dizemos tem efeito sobre os outros. No caso do efeito Pigmalião, em termos psicológicos, é a influência potencial que a crença de uma pessoa exerce sobre o desempenho de outra, causando assim uma profecia autorrealizável.
É um princípio de ação baseado nas expectativas de outras pessoas. Quando dizemos a outra pessoa “Eu acredito em você”, estamos ajudando o efeito Pigmalião a se tornar realidade.
Nas palavras de Bernstein, com esta frase você oferece à outra pessoa “um profundo sentimento de validação e encorajamento”. Esta frase simples pode ser um farol de esperança e o catalisador necessário para alguém perseverar, se esforçar mais ou dar um salto de fé. Isso garante que a pessoa não está sozinha em seu caminho e que alguém vê seu potencial”, explica.
Podemos utilizar esse efeito com o nosso parceiro, com a nossa família, com os nossos amigos, mas também num ambiente de trabalho para promover a evolução ou dar aquele impulso de confiança que alguém esteja precisando para superar algo.
Leia também: Dia do amigo: suas amizades de infância são capazes de deixar marcas para o resto da vida e essa psicóloga diz quais
“Você pode fazer a diferença”
Dizer a alguém que ele pode fazer a diferença, como explica o especialista, “reafirma seu valor e impacto no mundo ao seu redor” e faz com que ele se sinta visto e valorizado em seus esforços. E não importa se esses esforços são grandes ou pequenos.
Cada um deles, por menor que seja, tem a capacidade de impactar positivamente os outros. Por exemplo, a reciclagem tem um impacto. Cuidar de nossa mãe tem um impacto. Trabalhar para reduzir a desigualdade de gênero tem um impacto.
Nesse caso, a frase tem a capacidade de elevar a moral de quem a ouve e reforçar o comprometimento com seus esforços. Como explica Bernstein: “Esta declaração é importante para aqueles que desempenham funções de cuidadores, educadores, voluntários e qualquer pessoa que dedique o seu tempo a ajudar os outros”.
“Eu gosto de você”
Nem sempre precisamos dizer “eu te amo”. Com o “Eu gosto de você” conseguimos oferecer um reconhecimento sincero à outra pessoa e suas contribuições para a sua vida. Este gesto insere-se na cultura da gratidão, que não só tem a capacidade de nos fazer felizes, mas também consegue melhorar a sensação de bem-estar, reduzir o estresse e aumentar os níveis de dopamina, entre muitos outros benefícios.
Bernstein assegura que a frase “vai além da mera gratidão por ações específicas; expressa um profundo sentimento de reconhecimento por quem essa pessoa é”. Essa valorização é capaz de fomentar o sentimento de pertencimento e fortalecer laços, seja de um amigo, de um familiar ou mesmo de um colega de trabalho.
Como bem explica o especialista, a comunicação gentil tem um grande poder e essas frases incentivam, afirmam valor e expressam profundo agradecimento, o que contribui para um mundo mais solidário e compassivo.
Saiba mais: Amizade, network, parceria: a importância das relações no bem-estar e na felicidade