Clarissa Tamie Hiwatashi Fujiwara Deveza é nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (F...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando as temperaturas começam a subir, o corpo tende a reter líquidos, causando aquele inchaço, principalmente nas pernas e nos pés. Para aliviar esse desconforto, entra em cena um verdadeiro aliado natural: o pepino, capaz de ajudar a desinchar o corpo.
Composto por 95% de água, o pepino é praticamente um hidratante em forma de vegetal. Ele auxilia o corpo a eliminar o excesso de líquidos, combatendo o inchaço. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir ainda mais a retenção, especialmente nos dias quentes. Saiba mais como esse ingrediente pode fazer diferença no seu corpo!
Leia mais: Barriga inchada? Esses 5 alimentos podem ser os culpados
Por que o calor deixa o corpo inchado?
O calor faz com que o corpo retenha mais líquidos do que em outras épocas do ano, o que pode causar inchaço e até um leve aumento de peso.
Mas por que isso acontece? Tudo tem a ver com a forma como o organismo regula a temperatura. Nos dias quentes, os vasos sanguíneos se dilatam como uma tentativa de resfriar o corpo. Esse processo, no entanto, faz com que parte dos fluidos escape dos vasos e se acumule nos tecidos ao redor das células, principalmente nas extremidades, como pernas, pés e mãos. Assim, surge a famosa retenção de líquidos, que resulta no inchaço do corpo.
Além disso, a dilatação dos vasos dificulta o retorno do sangue ao coração, o que intensifica o acúmulo de líquidos nas áreas mais distantes, como os pés. Isso explica por que muitas pessoas sentem mais incômodo nas pernas e pés ao final do dia, especialmente quem passa muito tempo em pé ou sentado.
Como o pepino ajuda a reduzir o inchaço causado pelo calor?
Quando o corpo começa a inchar por causa do calor, o pepino pode ser um grande aliado no combate à retenção de líquidos. A nutricionista Clarissa Fujiwara destacou, em um artigo do Minha Vida, os principais benefícios desse alimento para quem sofre com o problema:
"Com mais de 95% de água em sua composição, ele é perfeito para manter o corpo hidratado e combater o inchaço causado pelas altas temperaturas. Ao consumir alimentos ricos em água, como o pepino, você ajuda a eliminar o excesso de líquidos retidos no corpo, o que contribui para desinchar", explica a especialista.
E tem mais! Com apenas 15 calorias a cada 100 gramas (com casca), o pepino é um alimento leve, que pode ser incluído em qualquer refeição sem impactar o peso. "Ele ajuda a manter a saciedade por mais tempo, o que significa que você acaba comendo menos em outras ocasiões, facilitando o controle do peso e evitando exageros. Isso cria um déficit calórico, essencial para quem busca emagrecer ou manter o peso", conclui Clarissa.
Dicas de como incluir o pepino na sua dieta
Incluir o pepino na alimentação pode ser mais simples (e delicioso) do que você imagina. Além de refrescante e cheio de benefícios, ele combina com praticamente tudo! Se você quer aproveitar esse ingrediente em todas as refeições, aqui estão algumas dicas da nutricionista Clarissa Fujiwara:
Café da manhã:
Começar o dia com pepino pode parecer incomum, mas ele traz uma leveza que vai super bem nas primeiras horas do dia. Que tal um bowl de pepino ralado? Ele combina muito bem com ovos mexidos, cozidos ou até ovos de codorna. É uma forma simples de adicionar mais fibras e frescor à sua manhã sem perder o sabor.
Lanche da manhã:
Os sucos são outra maneira incrível de incluir o pepino. Misture ½ pepino com frutas como maçã, melão, melancia ou abacaxi. Acrescente um toque de gengibre ou hortelã para dar aquela refrescância extra. Se quiser turbinar o suco, adicione sementes de linhaça, que contribuem com fibras e deixam a bebida ainda mais nutritiva!
Almoço:
No almoço, o pepino ralado é um ótimo complemento para as saladas! Misture com vegetais como rúcula, tomate-cereja, berinjela grelhada ou acelga, e adicione pepino ralado com um toque de cebola, sementes de gergelim ou talos de salsão. Para acompanhar, escolha frango, peixe ou até carne moída. Fica delicioso e é super equilibrado!
Lanche da tarde:
Sentiu fome à tarde? Troque os lanches pesados por um bowl de pepino em palitos. Ele fica perfeito com iogurte natural desnatado, queijo cottage ou queijo branco em cubos. É leve, mas mantém você satisfeito até a próxima refeição.
Jantar:
No jantar, o pepino também tem espaço. Você pode ralá-lo e misturá-lo com abacate, avocado ou até em uma sopa de legumes quentinha. Outra ideia é combiná-lo com pratos como creme de abóbora, cenoura e gengibre, ou uma salada de agrião com couve-flor salteada. O pepino traz crocância e frescor, além de manter o jantar mais leve e fácil de digerir.
Com essas dicas, o pepino vai se tornar seu companheiro ideal em todas as refeições!
Leia também: 8 maneiras saudáveis para eliminar o inchaço