Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A Zamioculca é muito popular como planta de casa, conhecida pela sua robustez e facilidade de cuidado. No entanto, para que ela cresça e prospere, é importante encontrar o melhor local para ela na sua casa.
Nem todo lugar é adequado para colocar um vaso de Zamioculca. Embora sua popularidade se deva à facilidade de cuidado, existem princípios básicos, como a localização, que são essenciais para mantê-la saudável. Abaixo, confira quais são os melhores lugares da casa onde esse vaso pode ser colocado.
Leia também: 4 árvores frutíferas que você não deve ter no pomar ou jardim de sua casa; nós explicamos por quê
1 - Porta de entrada
A porta de entrada é o local ideal para esta planta, desde que haja condições adequadas de luz, temperatura e umidade. Colocá-la na entrada está associado à harmonização da energia da casa.
2 - Área de trabalho
Além de purificar o ar, eliminar toxinas e melhorar o meio ambiente, ter uma Zamioculca na área de trabalho é considerado um estímulo à criatividade e ao bem-estar. Isso pode ajudar a melhorar o humor, tornar o trabalho mais agradável e aumentar a produtividade.
3 - Quarto
No quarto, acredita-se que a Zamioculca pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, contribuindo para um melhor descanso ao criar um ambiente mais relaxante. Além disso, como outras plantas, filtra as toxinas do ar, melhorando a qualidade do espaço e promovendo um sono mais saudável.
Leia também: Para que serve adicionar cal às árvores frutíferas: quando e como fazer corretamente
Dicas e cuidados
A Zamioculca cresce bem em diferentes condições de luz, desde luz indireta brilhante até sombra parcial. Ela pode prosperar em locais com pouca luz, o que a torna ideal para ambientes internos com pouca iluminação natural.
Porém, deve-se evitar a luz solar direta e forte, que pode danificar suas folhas. Ela também não necessita de regas frequentes. É melhor manter a terra relativamente seca para evitar encharcamento. Em ambientes frios, as regas devem ser reduzidas ainda mais, já que no inverno a planta entra em uma espécie de repouso.
Temperatura e umidade
A Zamioculca cresce melhor em ambientes quentes e secos. Prefere temperaturas entre 18°C e 24°C, mas pode tolerar temperaturas mais frias, embora seu crescimento possa desacelerar. É adequada para ambientes com aquecimento ou ar condicionado.
Precauções
É importante ressaltar que a Zamioculca é tóxica se ingerida, tanto para humanos quanto para animais de estimação. Pode causar desconforto se suas folhas forem mastigadas, por isso, é fundamental colocá-la fora do alcance de crianças e animais.
Leia também: Veja por que você deve queimar folhas de louro em sua casa