Psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa d...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando se fala em paternidade, a maioria dos pais busca ser presente e carinhoso com seus filhos. No entanto, em alguns casos, o equilíbrio entre cuidar e controlar pode se perder, levando a um comportamento narcisista. O curioso é que, muitas vezes, isso acontece de forma tão sutil que nem sempre é fácil reconhecer.
A psicóloga clínica e especialista em narcisismo Ramani Durvasula, conhecida por suas pesquisas sobre o impacto desse transtorno nas relações familiares, alerta que pais narcisistas tendem a colocar suas próprias necessidades acima das dos filhos. Segundo ela, esse tipo de criação pode afetar a autoestima e a autonomia da criança.
Monica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, em uma entrevista anterior ao MinhaVida, acrescenta que, nesses casos, o pai ou a mãe "acha que as suas opiniões são sempre melhores que as dos filhos, que está sempre com a absoluta razão, sem sequer saber o que os filhos pensam. São características atípicas, já que o correto seria o diálogo".
Mas como identificar esse comportamento? Vamos explorar sete sinais comuns de paternidade narcisista que podem passar despercebidos e entender de que maneira eles impactam o desenvolvimento das crianças.
Leia mais: Narcisismo materno: 13 sinais para identificar e como lidar com o transtorno
1. Você coloca suas necessidades acima das dos seus filhos
Cansado? Precisa de tempo para você? Tudo bem, é normal e até saudável que os pais tirem um momento de lazer. O problema começa quando suas vontades sempre têm prioridade. Um pai narcisista, por exemplo, não perderia um jogo de futebol do seu time, mesmo que fosse o dia da formatura do filho.
O egoísmo é uma característica comum em pessoas narcisistas. Suas necessidades têm mais valor do que as das demais pessoas ao seu redor. Pais narcisistas esperam que seus filhos façam sacrifícios para que possam realizar seus desejos.
2. Você vive por meio dos seus filhos
Já parou para pensar se os hobbies e sonhos do seu filho são realmente dele ou apenas uma extensão dos seus? Pais narcisistas tendem a querer que os filhos sigam seus passos, deixando de lado suas próprias individualidades.
3. Você menospreza as emoções do seu filho
Frases como "pare de chorar, não é nada" ou "você precisa ser mais forte" são comuns para pais narcisistas. Embora se permitam ser explosivos e reativos, essas mesmas emoções nos filhos são vistas como fraqueza. Isso cria um ambiente onde a validação emocional é escassa, dificultando o desenvolvimento da inteligência emocional.
Monica Machado observa que o "narcisista inferioriza muito o filho em todos os aspectos, fazendo-o achar que é incapaz de conquistar seus objetivos, mesmo na vida adulta. O importante é restabelecer a autoestima e a autoconfiança na terapia, e saber impor seu limite de espaço".
4. Você usa as conquistas do seu filho como fonte de validação
Se gabam quando o filho é o melhor da classe ou no esporte, mas, se ele precisa de apoio em uma situação difícil ou para resolver um problema, esses pais se tornam ausentes. Pais narcisistas veem seus filhos como troféus, não como indivíduos. As conquistas são usadas para mostrar ao mundo o quão "bons pais" eles são, e não para celebrar o filho em si.
5. Você tem filhos favoritos (e não esconde isso)
Triangulação e favoritismo são estratégias comuns desses pais. Eles elogiam um filho e criticam outro, criando insegurança e competição entre irmãos. O favorito de hoje pode ser ignorado amanhã, conforme o humor do pai narcisista. Isso faz com que os filhos vivam tentando agradar para evitar a rejeição.
6. Você não respeita os limites dos seus filhos
Pais narcisistas tendem a ser invasivos. Eles interrompem estudos ou fazem comentários inadequados sobre aparência ou peso, sem se importar com o impacto disso na vida da criança. Não há espaço para privacidade quando tudo gira em torno das necessidades do pai, que se sente no direito de invadir até os momentos mais íntimos.
7. Você culpa seus filhos pelos seus erros
Um pai narcisista nunca assume que errou. Se algo dá errado, a culpa é do filho. Eles precisam se sentir perfeitos e, para isso, transferem a responsabilidade. Esse tipo de comportamento cria uma atmosfera de culpa e vergonha, minando a autoconfiança dos filhos.
Leia também: Narcisistas conseguem amar? Entenda como pessoas com o transtorno se relacionam