Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
É muito paradoxal que quanto menos açúcar nós compramos, mais açúcar acabamos consumindo. Como é evidente, isso tem a ver com os alimentos processados e ultraprocessados que incorporamos na nossa dieta, onde o açúcar adicionado é muitas vezes o ingrediente mais presente.
Assim sendo, é importante ter ciência que existem alimentos doces que por si só vão revelar o seu teor de açúcar. Outros, porém, passam despercebidos e acabam enchendo nosso dia a dia de açúcar sem levantar suspeitas.
.
Por isso também é mais do que necessário que saibamos descobrir o açúcar escondido nos alimentos, algo que a indústria costuma tentar esconder com termos muito diversos, como frutose, dextrose, sacarose, amidos, maltodextrinas e muito mais.
Alguns desses nomes costumam aparecer em listas de ingredientes de produtos que, a priori, têm pouco ou nada a ver com açúcar. Junto com eles, conceitos mais óbvios como o próprio açúcar, xaropes e outros termos semelhantes que, como dizemos, ainda são adoçantes que estão mais presentes no dia a dia do que deveriam.
Confira abaixo os seis alimentos que são cheios de açúcar, mas que as pessoas consomem sem perceber.
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
1 - Molhos
Raro é o molho que não contém açúcar. Principalmente aqueles que têm base de tomate, onde se costuma usar açúcar para corrigir a acidez e que podemos observar em proporções de até 10% do peso total do produto. Isso também acontece em maior proporção com o ketchup, onde não é incomum ver molhos apresentando até 20 gramas de açúcar por 100 gramas de produto.
2 - Sucos industrializados
Com uma imagem de boa fama nutricional, geralmente produzida pela publicidade de si mesma como fonte de vitaminas e pelas suas origens frutais, a realidade de boa parte dos sucos de caixinha que consumimos é que o açúcar está mais que presente do que deveria.
3 - Massas e pizzas
Os açúcares também acabam entrando, tanto nos alimentos pré-cozidos quanto nas bases de pizza. Não nas mesmas proporções dos exemplos anteriores, mas ainda assim em uma boa quantidade. Isso pode ser evitado desde que façamos nossas próprias massas, o que é complexo, mas a realidade é que a indústria de pizzas costuma utilizar açúcares tanto para dar sabor quanto para dar textura aos produtos.
4 - Iogurtes
Outro clássico, também com boa imagem, mas que pode ter mais açúcar do que o necessário. É preciso sempre verificar as informações nutricionais e priorizar os iogurtes sem açúcar ao invés das versões açucaradas.
5 - Cereais matinais
Um mito que colonizou o café da manhã e que também está, como sempre, cheio de açúcares adicionados. Os cereais matinais são ainda mais ricos em açúcar quando são focados nas crianças. Os cereais mais neutros tendem a ser, logicamente, mais saudáveis, como os clássicos flocos de milho.
6 - Doces leves e com baixo teor de açúcar
Aqui a armadilha surge quando o açúcar é substituído por outros produtos que servem como adoçantes, mas ainda são adicionados açúcares, como sucos de frutas concentrados – como geralmente acontece com suco de maçã ou uva.
Leia também: O ingrediente presente nos refrigerantes zero que muitos desconhecem, mas que pode ser pior que o açúcar pra saúde