Fundador da Neuro Performance EMS Training e Criador do método TOP10Rounds, Lincoln Cavalcante é Personal Trainer e está...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você acha que passar muito tempo na esteira é a única maneira de queimar gordura, está enganado. Existe um exercício que promete resultados ainda mais eficientes em menos tempo: a escada. Investindo apenas 15 minutos do seu treino nesse aparelho, é possível acelerar o metabolismo e queimar mais calorias e gordura do que em meia hora de corrida estática.
O MinhaVida entrevistou o personal trainer Lincoln Cavalcante, que explicou os benefícios da escada e como ela pode se adaptar ao seu nível de condicionamento físico. Vamos descobrir o segredo por trás desse treino:
O que torna a escada mais eficiente na queima de gordura?
De acordo com o personal trainer Lincoln Cavalcante, tudo se resume à intensidade e ao uso de mais músculos durante o exercício.
“Correr é uma atividade natural que aprendemos desde os primeiros anos de vida. Já sustentar o peso do próprio corpo subindo degraus por alguns minutos se torna muito mais intenso”, explica Lincoln. Isso acontece porque o movimento de subir escadas exige o recrutamento de um volume maior de grupos musculares, como coxas, glúteos e panturrilhas, além de trabalhar ângulos articulares mais desafiadores.
Outro ponto que coloca a escada à frente da esteira é o gasto calórico. “O resultado final é um gasto calórico bem maior que o da corrida na esteira”, destaca o especialista. Isso significa que, enquanto você sobe degrau por degrau, seu corpo está queimando mais energia para sustentar o peso e lidar com a resistência extra, algo que não ocorre no movimento mais fluido e contínuo da corrida.
Além disso, o exercício na escada também tem um impacto positivo no ganho de força muscular, equilíbrio e resistência. E o melhor de tudo? É uma atividade simples, que pode ser feita tanto em academias quanto em escadas comuns no dia a dia.
Então, se a ideia é otimizar a queima de gordura e melhorar o condicionamento físico, que tal trocar alguns minutos na esteira por uma boa subida de escada?
Como começar a fazer escada e aumentar o gasto calórico
Como qualquer atividade física, é importante começar a fazer escada do jeito certo para evitar lesões. Lincoln compartilha dicas para você que quer começar a incluir essa prática na sua rotina:
Preparação é tudo!
Antes de colocar o pé no primeiro degrau, é importante fortalecer os músculos. “É sempre bom fazer um trabalho de fortalecimento dos membros inferiores para evitar lesões, principalmente nas articulações do joelho e quadril, e nos músculos como panturrilhas e posteriores da coxa”, explica Lincoln. Isso porque o movimento repetitivo e intenso de subir escadas exige bastante dessas áreas.
Além disso, um aquecimento prévio é necessário para preparar o corpo. “Esse aquecimento pode ser feito com uma pré-ativação muscular, como na cadeira extensora, leg press ou exercícios com elásticos”, orienta o especialista. Esses movimentos ajudam a ativar os músculos que serão mais exigidos durante o treino.
Comece com calma e evolua
Embora a escada seja um exercício poderoso, é importante respeitar seus limites. Lincoln reforça a necessidade de considerar as limitações de cada pessoa: para iniciantes, subir escadas em ritmo moderado já pode trazer grandes benefícios. À medida que você ganha condicionamento, é possível aumentar o desafio.
Adicione o HIIT para melhorar os resultados
Se a ideia é turbinar o gasto calórico, o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) pode ser a chave. “O HIIT é muito eficiente no exercício de escada”, afirma Lincoln. A ideia é alternar períodos curtos de alta intensidade com momentos de recuperação ativa, o que ajuda a queimar mais calorias em menos tempo e mantém o metabolismo acelerado mesmo após o treino.