Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Existe um espaço na casa que é muito difícil de ficar limpo, pois recebe todos os restos de cozinha, peles e materiais utilizados no preparo dos pratos. Estamos falando da lixeira, que, embora necessite de limpeza constante, costuma ser deixada de lado.
Este importante compartimento de resíduos deve ser mantido limpo porque apesar de estar coberto por um saco, os sucos, gorduras e restos de alimentos acumulam-se no seu interior e vazam. Os restos que ficam presos ali, inclusive, servem de isca para baratas e diversas pragas.
Além disso, esta área acumula grandes quantidades de germes, bactérias e também fungos, e projeta maus odores para o ambiente onde está localizada. O ideal é higienizar a lixeira pelo menos uma vez por semana.
Essa é uma tarefa que também pode ser realizada a cada 15 dias. Agora, em caso de rompimento da bolsa ou vazamento de líquido, é recomendável não esperar e lavar o balde imediatamente, pois esses restos gerarão imediatamente maus odores.
Como fazer uma boa lavagem
Quanto ao procedimento de lavagem da lixeira, existem muitas maneiras de fazê-lo, sendo o melhor submetê-la a um bom banho em casa com água quente e sabão. Outra opção é borrifar previamente a superfície do balde com um removedor de gordura que inclua desinfetantes. Este produto deve ser deixado agir por 5 minutos antes de enxaguar com bastante água.
É preciso secar o balde com papel de cozinha para evitar que a umidade fique presa em seu interior. Vale lembrar também que é importante fazer a limpeza tanto por dentro quanto por fora da lixeira.
Leia também: Esses alimentos NUNCA devem ser requentados. Nutricionista fala dos riscos e quais são as alternativas