Nutricionista da clínica Sculpté - Medicina Integrativa e Cirurgia Plástica. É graduado em nutrição pela Universidade Fe...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você quer reduzir calorias sem abrir mão de uma alimentação nutritiva, a nutrição tem boas notícias: existem alimentos que quase não pesam na conta calórica, mas ainda assim oferecem fibras, vitaminas e muito frescor para as refeições.
São opções ricas em fibras e água, que te deixam com aquela saciedade sem comprometer sua dieta. Quer saber quais são esses alimentos para incluir no seu cardápio sem culpa? O MinhaVida entrevistou o nutricionista Carlos Basualdo, nutricionista da clínica Sculpté listou quais 5 desses ingredientes. Confira!
Leia mais: Essas são as 5 frutas que você mais pode comer no processo de emagrecimento
1. Vegetais folhosos
Alface, rúcula, agrião e outras folhas verdes são praticamente imbatíveis quando o assunto é leveza. "Vegetais folhosos têm, em média, menos de 20 calorias por porção de 100g, além de muitas fibras que contribuem para a sensação de saciedade", explica Carlos.
Eles ainda oferecem minerais essenciais, como o magnésio, mas vale um alerta: "A única contraindicação é para pacientes que usam medicamentos anticoagulantes, pois esses vegetais podem interferir no efeito do remédio." Ah, e atenção aos molhos! Uma cobertura cheia de gordura pode transformar uma salada leve em uma bomba calórica.
2. Pepino
Se você quer hidratação e fibras em um só alimento, o pepino é uma excelente alternativa. "Tem menos de 15 calorias por porção de 100g, além de muitos minerais que contribuem para a saúde intestinal e a hidratação do corpo", diz o nutricionista.
O único ponto de atenção é que algumas pessoas podem ter dificuldade na digestão, mas, no geral, é um ótimo alimento para incluir na rotina.
3. Chuchu
Muitas vezes subestimado por ser considerado um alimento “sem graça”, o chuchu merece mais destaque. "Ele tem cerca de 20 calorias por porção de 100g e é um legume suculento que ajuda a 'volumizar' as refeições, além de ser rico em potássio, fibras e antioxidantes", explica o nutricionista.
4. Tomatinhos cereja
Além de deliciosos e práticos, os tomatinhos cereja são ótimos para beliscar sem culpa. "Eles têm, em média, 20 calorias por porção de 100g e são ricos em vitamina A, vitamina C, fibras e antioxidantes", destaca Basualdo.
O único cuidado fica por conta das sementes, que contêm oxalatos — compostos que podem contribuir para a formação de cálculos renais em pessoas predispostas. Mas, segundo o nutricionista, "é necessário um consumo muito elevado para que isso se torne significativo".
5. Chás de infusão
Se você busca algo realmente próximo de zero calorias, os chás são uma excelente escolha. "São ricos em antioxidantes, como as catequinas do chá-verde, e compostos fitoterápicos que podem ajudar a acelerar o metabolismo e proteger contra doenças, dependendo do tipo consumido", afirma Carlos.
Mas é preciso moderação: "O consumo excessivo de chás com cafeína, como o preto e o verde, pode causar insônia, irritabilidade ou desconforto gástrico. Já os chás diuréticos, como cavalinha ou hibisco, devem ser usados com cautela por quem tem problemas renais ou não se hidrata bem."
Leia também: 8 alimentos que NUNCA vão te engordar, mas que muita gente acredita que sim