
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Muito mais do que um aparelho para esquentar seus pratos, o micro-ondas pode se tornar seu melhor aliado para uma casa mais limpa e saudável. Essencial para aquecer ou cozinhar alimentos, esse eletrodoméstico oferece um uso alternativo, muitas vezes esquecido, que pode ser muito útil para a manutenção doméstica. Confira a seguir!
O potencial insuspeito do micro-ondas
O micro-ondas funciona gerando ondas eletromagnéticas, fazendo com que as moléculas de água em alimentos ou materiais vibrem, gerando calor em tempo recorde. Esse processo, além de prático para cozinhar, também pode ser usado para desinfetar acessórios de limpeza, como esponjas.
Sabemos que as esponjas, assim como o local onde são armazenadas, estão entre os locais mais propensos a acumular sujeira na cozinha. Com o uso, eles não só perdem a flexibilidade e a aparência inicial, mas também se tornam criadouros de bactérias.
Devido à sua capacidade de reter umidade e resíduos de alimentos, as esponjas proporcionam um ambiente perfeito para o desenvolvimento de microrganismos como Salmonella, aumentando o risco de intoxicação alimentar.
Embora a limpeza com desinfetantes possa reduzir a proliferação de bactérias, este método não garante sua eliminação completa devido à sua estrutura porosa. O ideal é que as esponjas sejam trocadas regularmente, mas também é possível desinfetá-las de forma eficaz usando o micro-ondas.
Leia também: Lavar a louça com esponja traz riscos à saúde; entenda!
Um método simples e eficaz
O truque é umedecer bem a esponja, colocá-la em um recipiente próprio para micro-ondas com um pouco de água e aquecê-la por dois minutos. É essencial monitorar o processo para evitar incidentes.
Essa técnica permite esterilizar a esponja, objeto que, por natureza, tende a reter umidade e favorecer a proliferação de bactérias e fungos. Alternativamente, o mesmo método pode ser usado para outros utensílios de limpeza, como trapos ou toalhas de pano.
Atenção ao alguns cuidados
No entanto, dois aspectos cruciais merecem sua total atenção. Primeiro, certifique-se de que a esponja, o pano ou qualquer outro acessório não contenha elementos metálicos, como resquícios de palha de aço, pois isso pode causar sérios problemas ao usar o aparelho.
Segundo, verifique sempre se a esponja está bem umedecida antes de colocá-la no micro-ondas. Uma esponja seca pode pegar fogo se aquecida. Para evitar isso, é fundamental umedecê-la abundantemente e colocá-la em um recipiente próprio para micro-ondas com um pouco de água.
Leia também: Tem que lavar uma vez por semana, mas ninguém faz: é um dos lugares mais sujos da cozinha