![Karinee Abrahim - Nutrição - CRN 21100200/RJ](https://static1.minhavida.com.br/specialists/c2/ee/97/da/karinee-abrahim-user_small-1.jpg)
É nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais), clínica multidisciplinar de saúde. É formada pela Universid...
i![Livia D'Ambrosio - Analista editorial](https://static1.minhavida.com.br/authors/a2/b0/de/84/2l27aqmbzxe6q7cafslftoa0vdvbw3votfhiqamz-user_small-1.jpg)
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i![pessoa com uma colher de creatina](https://static1.minhavida.com.br/articles/01/de/21/3b/pessoa-com-uma-colher-de-creatina-article_m-1.jpg)
Você provavelmente toma creatina misturada com água todos os dias e acredita que assim está aproveitando todos os benefícios dessa substância, o que é comum, já que muitas pessoas fazem a mesma coisa. Mas não é bem assim que as coisas funcionam.
Existe uma forma ainda mais eficiente de tomar esse suplemento para melhorar sua absorção e aproveitar ao máximo seus efeitos no desempenho físico e na recuperação muscular. O MinhaVida entrevistou Karinee Abrahim, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, que explicou o melhor jeito de consumir creatina.
Essa é a melhor forma de tomar creatina, segundo a especialista
A maneira como você toma creatina pode fazer toda a diferença nos resultados na academia. Embora o mais importante seja manter o consumo diário da substância, independentemente de você treinar ou não, alguns cuidados podem melhorar sua absorção e aproveitamento pelo corpo.
De acordo com a nutricionista Karinee, dissolver a creatina monohidratada em água ou outro líquido antes de consumir pode facilitar sua assimilação pelo intestino. "Quando já está dissolvida, a absorção pode ser um pouco mais eficiente do que ingerir o pó seco, mas essa diferença não é tão significativa", explica.
No entanto, apenas dissolver na água não é suficiente; é necessário consumir a creatina junto com carboidratos ou proteínas para potencializar seus efeitos. "Esses nutrientes estimulam a liberação de insulina, que facilita a captação da creatina pelos músculos", afirma Karinee. A especialista ainda destaca que você não precisa se prender a esse formato caso não tenha tempo na rotina. "Sua absorção acontece de forma eficiente mesmo quando ingerida isoladamente."
O segredo, segundo a nutricionista, não está no horário ou na forma de consumo, mas sim na regularidade. "O mais importante é garantir a ingestão diária para manter os estoques musculares elevados", ressalta. Também é essencial manter uma boa hidratação e uma alimentação equilibrada para otimizar os benefícios da creatina no desempenho físico e na recuperação muscular.
Erros que as pessoas cometem ao tomar creatina
A creatina é um dos suplementos mais estudados e eficazes para quem busca ganho de força e desempenho muscular, mas ainda assim, muitas pessoas cometem erros ao consumir esse pozinho. Se você quer aproveitar ao máximo seus benefícios, fique atento a alguns deslizes comuns. A nutricionista lista os principais:
- Não ser consistente no consumo: "Os benefícios da creatina são cumulativos, então tomá-la um dia sim e outro não pode comprometer seus efeitos."
- Achar que precisa tomar em um horário específico: "O importante é a constância, não importa se é antes ou depois do treino."
- Não se hidratar adequadamente: "Muita gente esquece que a creatina puxa água para dentro das células musculares, e se você não estiver bem hidratado, pode sentir cãibras ou retenção de líquidos no início."
- Exagerar na dose: "O corpo tem um limite de armazenamento, então doses excessivas não trazem benefícios extras e podem ser simplesmente eliminadas na urina."
- Investir em versões caras e menos estudadas: "A creatina monohidratada é a mais pesquisada e eficaz. Não há necessidade de gastar mais em opções como a creatina HCl."
A importância da creatina para o seu desenvolvimento na academia
Segundo a nutricionista Karinee Abrahim, a creatina é essencial para quem pratica exercícios regularmente, pois "ela atua como uma fonte rápida de energia para os músculos, permitindo maior intensidade nos treinos e retardando a fadiga". Isso significa que você pode treinar com mais intensidade e por mais tempo, alcançando melhores resultados.
Além de melhorar o desempenho, a creatina também desempenha um papel fundamental no ganho de massa muscular. "Ela favorece a retenção de água dentro das células musculares e estimula a síntese de proteínas, o que contribui para o aumento da massa magra", explica Karinee. Ou seja, ela ajuda seus músculos a se recuperarem mais rapidamente, favorecendo o crescimento e a recuperação após o treino.
Para aproveitar todos os benefícios da creatina, o segredo está na consistência. "A creatina deve ser integrada à alimentação de forma constante, com uma dose diária de 3 a 5 gramas, independentemente do horário", recomenda a nutricionista.
Mas não se esqueça: hidratação e uma alimentação equilibrada também são essenciais para otimizar os efeitos. "Manter uma boa hidratação e garantir que sua alimentação seja balanceada são pontos-chave para garantir que o corpo aproveite ao máximo os benefícios da creatina", finaliza Karinee.
Leia também: Creatina antes ou depois do treino: nutricionista fala vantagens e desvantagens de cada um