
Nutricionista pela UERJ, sou Antropometrista ISAK L1, pós-graduada em Fitoterapia pela UNIFATEC, com Capacitação em Tran...
i
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Você costuma sentir a sensação de estufamento e sua barriga fica mais saliente após as refeições? Esse pode ser um forte indício de que você está se esquecendo de um passo muito importante no preparo do feijão: deixá-lo de molho horas antes do cozimento.
Ao MinhaVida, Tatiane Schallitz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideiais e especialista em comportamento alimentar, explica que é comum que o consumo do feijão que não foi devidamente deixado de molho gere desconfortos digestivos, como inchaço e gases.
“Isso ocorre devido à presença de fitatos e oligossacarídeos. Sem o remolho, esses compostos permanecem em maior quantidade, dificultando a digestão e podendo levar à fermentação intestinal excessiva. Fora disso, os fitatos podem prejudicar a absorção de minerais importantes, como ferro, zinco e cálcio”.
Além do inchaço e do excesso de gases, a especialista destaca que o feijão sem remolho tende a dificultar a digestão, causar fermentação intestinal excessiva e impactar a absorção de minerais, como ferro, cálcio e zinco.
“Isso pode comprometer a nutrição a longo prazo. Para pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) ou supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO), o feijão pode ser um gatilho para crises, agravando sintomas como distensão abdominal, dor e alteração do trânsito intestinal”, alerta.
Leia também: 3 leguminosas ricas em proteína (e a primeira vai te surpreender!)
A maneira correta de deixar o feijão de molho
Para deixar o feijão de molho da forma ideal não há muito mistério. Basta seguir o passo a passo abaixo:
- Defina a quantidade de feijão que deseja cozinhar e lave-o em água corrente;
- Em seguida, adicione o feijão em uma vasilha e acrescente água fria até o cobrir totalmente. Garante que o nível água esteja pelo menos 5 cm acima dos grãos;
- Deixe o feijão de molho de seis a doze horas. Neste período, é necessário fazer a troca da água pelo menos uma vez.
Leia também: Feijão é carboidrato ou proteína? Entenda e veja 7 benefícios
É possível reduzir os efeitos do feijão sem precisar por de molho?
Sim, é possível! Entre as principais estratégias para reduzir os efeitos negativos do feijão, sem precisar colocá-lo de molho, Tatiane destaca:
- Cozinhar na panela de pressão por mais tempo, pois o calor intenso ajuda a reduzir os antinutrientes;
- Adicionar ervas e especiarias digestivas, como louro, gengibre e erva-doce, que auxiliam na digestão;
- Utilizar enzimas digestivas, como alfa-galactosidase, que ajudam a quebrar os oligossacarídeos;
- Optar por variedades mais fáceis de digerir, como feijão-mungo ou lentilha, que possuem menos compostos antinutricionais.
Leia também: Não é o feijão: esse ingrediente popular é o alimento mais rico em ferro