Redator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
A festa junina é uma celebração repleta de comidas típicas e extremamente saborosas. Porém, se você quer aproveitar essa ocasião sem abrir mão de uma alimentação saudável, saiba que não é preciso deixar de comer!
Isso porque diversos alimentos juninos são saudáveis e podem oferecer muitos benefícios à saúde. "Com as escolhas corretas, as comidas de festa junina não significarão quilos a mais. É preciso aprender a equilibrar a alimentação, optando por alimentos saudáveis, o que é possível mesmo em festas", explica Lidiane Martins, nutricionista da Nutry Up.
Pensando nisso, listamos sete comidinhas saudáveis que, com certeza, estarão presentes nas festas juninas! Confira a lista a seguir e não deixe de curtir o arraial:
1. Milho
O milho é um dos protagonistas das festas juninas e costuma aparecer especialmente nas receitas de doces juninos. O grão é uma ótima fonte de fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de ser uma boa fonte de vitaminas A e C, folato, tiamina, potássio e ferro.
A sua versão cozida é a mais saudável e deve ser consumida sem muito sal e com moderação na manteiga ou margarina. Vale lembrar também que o milho cozido puro é uma boa fonte de energia, contendo 100 calorias em 100g (a manteiga, em apenas uma colher de sopa, é capaz de dobrar essa quantidade de calorias).
2. Vinho quente
O vinho quente é acolhedor e irresistível, principalmente durante os dias mais frios. Mas vale lembrar que a receita tradicional leva uma boa quantidade de açúcar, pedindo moderação em seu consumo.
Entretanto, o vinho tinto possui antioxidantes potentes, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Um estudo do Brigham and Women's Hospital Boston, nos Estados Unidos, concluiu que beber moderadamente a bebida ajuda na perda de peso.
Assim, se tiver a oportunidade de preparar a bebida junina em casa, procure substituir o açúcar pelo adoçante culinário (que é próprio para o uso em receitas que vão ao fogo). Além disso, procure substituir parte do vinho por suco de uva integral - reduzindo o teor alcoólico da bebida, que também aumenta suas calorias.
Saiba mais: Veja como fazer vinho quente termogênico com cranberry
3. Gengibre
A raiz que aromatiza o quentão das festas de junho é um ótimo remédio natural. "Ele possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ainda pode ser capaz de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal", explica a nutricionista da Nutry Up, Lidiane Martins.
Ademais, por atuar no sistema digestivo, o gengibre também é indicado para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos. Isso sem contar que ele é um alimento prático na cozinha, que pode acompanhar carnes, sopas, bebidas e doces.
4. Cuscuz paulista
Em todo bom arraial, essa delícia salgada pode ser acompanhada de salada ou funcionar como um petisco saboroso. A receita original, que leva farinha de milho como base, pode dispensar os ovos, as azeitonas, o milho em conserva e ser feito com atum light, em vez de sardinha no óleo, o que dá um sabor especial com menos calorias e gorduras.
Para deixar a receita ainda mais nutritiva, não se esqueça do tomate, palmito e ervilhas (de preferência, aquelas congeladas, que dispensam conservantes). Outra ideia é acrescentar mais vegetais, como abobrinha e cenoura picadas.
5. Abóbora
Ingrediente principal do doce que é bastante típico das festas juninas, a abóbora não só pode, como deve fazer parte do seu cardápio diário. Ela possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como as vitaminas C e E, licopena e vitamina A, além do betacaroteno, que é importante para os ossos, imunidade, pele e olhos.
"Estudos mostram que seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. Porém, evite combinações com leite condensado e açúcar refinado", orienta Lidiane. No caso do tradicional doce de abóbora, experimente usar um adoçante culinário no lugar desses ingredientes ao preparar a receita.
Por ser muito versátil, vale lembrar que a abóbora pode ser consumida diariamente de diversas formas, em saladas, pratos quentes, refogados, sopas e pães. Muitas pessoas também consomem suas sementes torradas, que são ricas em ferro.
Saiba mais: 7 receitas diferentes e deliciosas com abóbora
6. Tapioca
Típica da região Nordeste, a tapioca está presente nos pratos de todo o país. A massa, que é feita a partir da mandioca, é uma ótima escolha para quem não pode comer glúten. Mas, por outro lado, ela é pouco nutritiva.
Ainda assim, é possível compensar essa deficiência nutricional da massa com a escolha dos recheios, que podem incluir proteínas magras, como ovo, peito de frango desfiado e queijo branco, legumes e frutas em geral, além de geleias saudáveis, com pouco ou nenhum uso de açúcar.
7. Espetinhos
Em muitas festas juninas, é possível cruzar com uma barraquinha de churrasco. Neste caso, você pode se deliciar com espetinhos de frango ou carne, especialmente se forem de maminha ou alcatra. Lombo suíno também pode ser uma deliciosa alternativa, já que tem um teor de gordura mais baixo.
Procure evitar opções feitas com costela suína ou bovina, que são bastante gordurosas, as e linguiças - pois, além da gordura, são ricas em conservantes e sódio, o que provoca retenção de líquido e aumento de peso.