Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ciências e Tecnologia da Jordânia revela que o consumo de leite e derivados pode amenizar os sintomas das cólicas menstruais. A pesquisa avaliou a reação de 127 estudantes universitárias, sendo que 87% relatavam apresentar cólicas menstruais e metade das pesquisadas classificaram as suas dores como severas.
Os resultados da pesquisa mostram que as mulheres que consumiram de três a quatro porções por dia de leite e derivados apresentaram uma redução acentuada nas dores, comparadas às mulheres que não consumiam nenhuma porção, mas também quando comparadas às mulheres que consumiram até duas porções de leite e derivados por dia.
Uma justificativa para a atuação destes alimentos no controle dos sintomas é que o cálcio, mineral presente neles, pode desempenhar um papel importante no controle da atividade neuromuscular.
Leite beneficia mulheres
Um outro estudo realizado pela Universidade do Canadá constatou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após a sua rotina de musculação, ganharam mais massa muscular e perderam mais gordura em comparação com as mulheres que beberam energéticos. Segundo os cientistas, a ingestão do leite aliada a prática de exercícios, aumenta a força dos ossos, a saúde muscular e acelera o metabolismo. Para eles, a razão para isso é a combinação de cálcio, proteína de alta qualidade, e de vitamina D, que fornecem energia ao organismo sem proporcionar o ganho de peso.
Saiba mais: Cálcio não garante proteção para o organismo