Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iHomens que tiveram histórico de asma e eczema têm um risco menor de desenvolver câncer, segundo um estudo realizado por pesquisadores da INRS-Institut Armand-Frappier, do Hospitalier de l'Université de Montréal e McGill University, ambos no Canadá.
Os resultados, publicados na revistaAnnals of Allergy, Asthma & Immunology, mostram que os pacientes de eczema, um tipo de inflamação cutânea, do sexo masculino tiveram um risco menor de câncer de pulmão, enquanto aqueles com histórico de asma tiveram um efeito similar em relação ao câncer de estômago.
"A asma e o eczema são as alergias provocadas por um sistema hiper-reativo imunológico - um estado que pode permitir que células anormais tenham sido eliminadas de forma mais eficiente, reduzindo assim o risco de câncer", explicou a professora Marie-Claude Rousseau, do INRS-Institut Armand-Frappier, uma das co-autoras da pesquisa.
Os pesquisadores analisaram as informações que foram coletadas em um estudo que envolveu 3.300 homens, entre 35 e 70 anos de idade, que tinham sido diagnosticados com câncer em um dos 18 hospitais de Montreal, e um grupo controle de 512 pessoas que não tinham câncer.
Os cientistas usaram os dados obtidos neste estudo para determinar se havia uma ligação entre alergias, como asma e eczema e a incidência dos oito tipos de câncer mais comuns. Embora o estudo não permita identificar quais fatores específicos relacionados com a asma e eczema foram responsáveis pela redução do risco de câncer, ele oferece novos ângulos para a investigação dos mecanismos moleculares e imunológicos envolvidos na imunoestimulação, uma estratégia potencialmente promissora para a prevenção do câncer.
A asma, popularmente conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que costuma acometer crianças e adultos suscetíveis. Essa inflamação pode causar chiado, falta de ar e tosse, especialmente durante a noite ou pela manhã.
Saiba mais: Respiração pela boca