Sylvia Sabbato vai além da análise do comportamento para buscar entender os anseios de quem não consegue encontrar as re...
iAdoro banhos quentinhos e caudalosos. Que nenhum dermatologista me escute! Semana passada o aquecedor central de minha casa entrou em crise. Não funcionava de jeito nenhum. Entrei em contato com o serviço de manutenção e agendei um técnico para sábado, entre 9:00 da manhã e meio dia.
O tempo foi passando e nada do técnico chegar. Falei com a central e me responderam que o serviço iria atrasar, mas que seria atendida ainda no sábado. Sem banho e com uma porção de providências a tomar naquele dia, afinal as lojas estão abertas e eu não estou trabalhando, fui aguardando, vendo a hora passar.
Resolvi sair sem banho mesmo e o técnico que me ligasse quando chegasse em minha casa. Fui trocar material de construção para a uma reforminha básica para manter a casa. Quando chego à loja, estão sem sistema, e meu plano vai por água abaixo.
Bom, para ficar mais calma vou almoçar. Assim que peço meu almoço, o técnico do aquecedor entra em contato que está na porta da minha casa. Peço que me espere por meia hora, pois estou almoçando. Meu lanche veio errado. Vou trocar o lanche.
A essa altura, meu estresse está se pronunciando e a serenidade para resolver questões básicas se esvai. Tenho certeza que você já passou por situações como essa. Principalmente se mora em São Paulo ou em qualquer outra cidade grande, e mais ainda se já teve que falar com alguma operadora de telefonia celular para resolver questões simples.
Quando estou prestes a brigar com o rapaz da lanchonete, lembro-me de uma frase dita a mim por meu pai: "Você deve aprender a mudar de trilho." Sim. Embora simples, é das psicologias mais sensatas e a que menos conseguimos realizar nesses momentos.Ou seja, nada melhor que, se algo não está correndo conforme o planejado, deixar tudo de lado e fazer realmente o que dá prazer.Comi o lanche errado mesmo e me consolei com uma sobremesa travessa. Fui para casa, tomei aquele banho! Deitei no sofá e deixei todo o resto do planejado para ser feito outro dia.
Há questões urgentes e prioritárias na vida, mas atualmente começamos a nos cobrar soluções cada vez mais e mais rápidas para as coisas, como se o amanhã não existisse. Um dos contras de um mundo globalizado e online 24 horas por dia. E a autocobrança é a mais impiedosa de todas.
Há oficialmente uma tabela de estresse para cada evento em nossas vidas, como reforma ou mudança de casa, casamento, a chegada de um filho e um número exato para cada nível de estresse gerado em cada um desses eventos.
Mas mesmo se essa tabela não existisse, é veemente o quanto acabamos nos cobrando várias resoluções para um só dia. Terminamos frustrados.Principalmente em cidades grandes, é importante saber se permitir; mudar de trilho e decretar feriado individual. Não deu certo? Mude! Você pode!
Saiba mais: Acorde mais cedo e relaxe