Referência no país em nutrição funcional integrativa, atua na prevenção tratamento de patologias como doenças autoimunes...
iDe origem mexicana, o agave é uma planta do tipo suculenta utilizada como matéria-prima para a fabricação de uma bebida destilada, a tequila. Seu extrato tem coloração amarela clara, odor agradável e textura mais suave que o mel — o que a torna uma substituta saudável do açúcar refinado.
A nutricionista Flávia Morais explica que a substância presente no extrato líquido do agave (como costuma ser vendido) responsável pelo gosto doce é a frutose, o mesmo tipo de açúcar encontrado nas frutas.
Benefícios do agave para a saúde
Quais são as vantagens desse extrato em relação ao açúcar? Nesse comparativo, o agave ganha por ter menos calorias que o açúcar, sendo indicado para quem quer substituí-lo e até mesmo o adoçante, por uma opção mais saudável.
"Ele é melhor que o açúcar, pois não é um alimento refinado, é orgânico, ou seja, isento de contaminação química e tem menor índice glicêmico (relacionado ao nível de açúcar no sangue), além de ser digerido mais devagar que o açúcar, portanto não sobrecarrega o pâncreas", explica Flávia.
Além disso, o agave não contém glúten e nem lactose, o que torna-o uma ótima opção para pessoas com doença celíaca ou com intolerância à lactose. O açúcar refinado, por outro lado, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar com a coloração branca (pois, inicialmente, ele é marrom).
Leia também: Açúcar demerara é saudável? O que é, benefícios e como usar
Cuidados ao consumir agave
No processo responsável por sua coloração, o açúcar perde vitaminas e sais minerais, sendo de valor nutricional bastante baixo. Além disso, a maioria dos adoçantes vendidos no mercado é composta de edulcorantes artificiais, substâncias químicas que, em excesso, podem causar danos à saúde.
A nutricionista Fernanda Machado Soares diz que o maior perigo dos adoçantes é o aumento das chances de câncer de intestino, pois sua composição quimicamente alterada reage com substâncias do intestino, favorecendo o surgimento de tumores. O agave, apesar de ter menos calorias que o açúcar comum, tem bem mais que os adoçantes, possuindo 33 calorias a cada 20 gramas.
Entretanto, existem algumas ressalvas para o consumo do agave. Quem sofre com o diabetes não deve consumi-lo, devido ao alto teor de frutose, o que faz com que, nesse sentido, seja tão perigoso quanto o mel. Para pessoas com diabetes, Fernanda recomenda o uso da stevia, mas sempre com moderação.
Segundo a nutricionista Luanna Caramalac em em entrevista prévia ao MinhaVida, em excesso, o stevia também pode provocar picos de insulina e elevar os níveis de glicemia no sangue.
Leia também: 6 adoçantes naturais que substituem o açúcar
Como consumir o agave?
Seguindo as recomendações da nutricionista Flávia Morais, como adoçante, a cada 250 ml de suco substitua uma colher de sopa de açúcar (15 gramas) por uma colher de sobremesa de extrato de agave (10 gramas).
O agave também atua como potencializador de sabor, realçando o sabor de outros ingredientes, como frutas e cereais. Uma dica é amassar a banana ou cozinhar maçãs e peras e adoçar com um fio de extrato de agave. O extrato ainda pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e outras receitas.
Receitas com agave
Sendo um substituto interessante do açúcar refinado, o agave pode ser utilizado no preparo de diversas receitas. Conheça algumas delas:
- Suchá com chá branco
- Mousse de limão matinal
- Bolo de chocolate funcional com chia
- Torta funcional de banana e amêndoas.