Que tal movimentar o corpo e fazer de conta que é uma bailarina de grande estilo? Invista na Broadway Dance! Como o próprio nome já diz, ela é uma mistura de dança com a coreografia de musicais consagrados, como "Fama", "Chicago", "Footloose" e "Cabaret".
Estas são apenas algumas das referências nesta aula da academia Fórmula, de São Paulo, que reúne consciência corporal com elevadas doses de diversão. "A grande diferença desse estilo para as outras aulas de dança é que ele exige a interpretação da música, prestando atenção no que a letra expressa e para onde temos que posicionar o corpo. Sem falar no glamour envolvendo os musicais, que é contagiante", ressalta a professora da academia Fórmula, Louise Grespi. A seguir, confira como funciona a aula de Broadway Dance e aposte já nessa modalidade. Nós testamos e adoramos!
Benefícios da aula
O melhor de tudo é que a Broadway Dance não proporciona somente momentos de diversão. A aula de dança melhora a musculatura, postura, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio. Os braços, barriga, bumbum e coxas são as principais áreas trabalhadas e definidas com esta aula.
A perda calórica da aula com duração de, aproximadamente, uma hora é de até 400 calorias, dependendo da intensidade da aula.
"A aula fortalece os músculos, principalmente, os inferiores, e também ajuda a perder peso", ressalta a aluna Lica Siviero, que havia machucado o pé, mas o médico autorizou que continuasse dançando.
Aquecendo o corpo
O começo da aula é o momento de treinar a postura elegante e movimentos executados com delicadeza. Técnicas de balé são utilizadas para aquecer o corpo e começar a sentir o "ritmo" das coreografias. "Temos muitos passos de balé clássico que garante um condicionamento físico e também ajuda a tonificar os músculos", explica a professora Louise.
Montando a coreografia
Depois do aquecimento, a professora ensina passos que evoluem conforme a música. A coreografia é organizada em compassos de oito tempos, com a professora inserindo novos movimentos progressivamente.
Os passos são treinados repetidamente. Primeiro é utilizada uma batida mais lenta para todos irem decorando a coreografia. Em seguida, uma música de batida mais rápida é colocada. Mas o clima é de leveza, respeitando os limites de cada aluna. Cada uma realiza os passos no seu ritmo. As que estão na aula pela primeira vez, sentem algumas dificuldades e são logo auxiliadas pela professora.
Por que investir na Broadway dance?
Cada musical tem um estilo e uma forma diferente de interpretação. "O "Chicago" é sensual, enquanto o "footlose" é mais divertido e acelerado. Cada um tem sua especificidade. Enquanto no "Chorus Line" usamos cartola para aderirmos à personagem, em "Dançando na chuva" temos o guarda-chuva como apetrecho", ressalta a professora.
Todo esse preparo e versatilidade dessa dança atraem o interesse de mais praticantes. Uma delas, Mireille Cillo, 29 anos, começou a fazer a academia por causa dessa aula. No começo, ela achava mais difícil acompanhar os passos, entretanto, com o tempo, foi desenvolvendo a habilidade de dançar.
A aula não é só uma dança, e sim, considerada uma terapia pelas alunas mais aplicadas. Todas elas concordam em um ponto: a Broadway Dance é tida como uma diversão e alternativa para não perceber que estão fazendo exercícios.
Assista aqui o vídeo da Broadway Dance, testada e aprovada pela nossa repórter.
Broadway Dance - toda quinta-feira às 12:30 na Academia Fórmula, em São Paulo.
Tel.: (11) 2197-7333 ou www.formulaacademia.com.br