Quais são os tratamentos mais eficazes para artrose nos joelhos?
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina. Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pe...
i
A demanda funcional (dor, função e idade) do paciente é que determina o tipo de reabilitação e a indicação de procedimentos minimamente invasivos de reabilitação e até procedimentos ortopédicos.
“ Frente a um paciente com o diagnóstico de osteoartrose, o médico deve estabelecer um programa terapêutico individualizado e multidisciplinar, objetivando reduzir os sintomas, melhorar a função e limitar incapacidades.”
FASE INFLAMATÓRIA
A terapêutica inicial, na fase inflamatória, inclui repouso do joelho afetado, compressas de gelo para casos agudos, medicações anti-inflamatórias e meios físicos para analgesia e redução do processo inflamatório. Além disso, podem ser indicadas joelheiras para maior conforto do paciente.
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS
A redução do percentual de gordura ( perda de peso) é OBRIGATÓRIO, tanto para reduzir sobrecarga nas articulações quanto para reduzir o processo inflamatório sistêmico presente na osteoartrose/ osteoartrite primária.
Além disso, o controle do diabetes e de outras doenças metabólicas é essencial.
ÓRTESES
Deve-se corrigir situações de desvio do joelho e pé plano, sempre que possível. Em casos selecionados, pode-se prescrever até mesmo palmilhas com cunhas anti- varo ou anti-valgo de tornozelo associadas a tornozeleira estabilizadoras. Há uma infinidade de joelheiras, cada uma com indicações precisas. Por exemplo, podem ser confeccionadas em fibras de carbono, com hastes laterais rígidas, visando um maior suporte, contenção e redução descarga de peso. Além das joelheiras confeccionadas em neoprene, há tecidos que incorporam biocerâmica às fibras, que teoricamente levam ao aumento do volume da microcirculação e do fluxo sanguíneo, auxiliando na resolução do processo inflamatório. As órteses também podem ser indicadas para repouso articular e posicionamento, prevenindo deformidades.
PROTEÇÃO ARTICULAR
- técnicas de auto- cuidados: por exemplo auto-massagem
- Usar uma almofada entre as coxa ao dormir,
- Não durma com o travesseiro embaixo dos joelhos, pois com uma deformidade em flexu de joelhos, deixando a perna aparentemente mais curta.
- evitar ficar na mesma posição ( em pé ou sentado) por muito tempo
- usar calçados adequados para absorver o impacto da marcha e que oferecem segurança no andar
- evitar subir e descer escadas/ rampas em excesso. Se necessário, preferir subir/descer em zigue-zague ou na diagonal
- subir primeiro o degrau com a perna não acometida
- colocar apoio na parede do banheiro para evitar escorregões
- evitar cruzar as pernas ao sentar
- para levantar de uma cadeira,aproxime-se da borda da cadeira e use a força dos braços
- evitar ajoelhar-se. Para rezar, por exemplo, faça-o sentado
- corrigir desalinhamentos posturais
- alternar afazeres com períodos de repouso
- usar bengala ou andadores, quando indicado, até a melhora da dor, com intuito de reduzir sobrecarga na articulação.
CINESIOTERAPIA
De qualquer modo, sempre há indicação da realização de exercícios terapêuticos supervisionados por um profissional capacitado, com enfâse:
- estimulação sensorial e conscientização corporal para melhorar posturas viciosas
- exercícios ativo assistidos para aumentar Amplitude de Movimento nos casos de limitação:
- exercícios de fortalecimento da musculatura global da articulação, restabelecendo o equilíbrio entre as cadeias musculares.
Se for necessário, iniciar com exercícios isométricos.
Realizar relaxamento pós isométrico.
Enfâse nos músculos comprometidos por pontos-gatilhos miofasciais.
Progedir conforme tolerância.
- progredir treino de fortalecimento de estabilizadores do joelho associado ao treino de propriocepção e equilíbrio.
- Muitos casos beneficiam-se da realização de exercícios terapêuticos dentro da piscina (hidroterapia ou hidroginástica).
- exercícios de condicionamento físico: Nos casos leves a moderados de osteoartrose, deve ser encorajada atividade física aeróbica, de baixo impacto, como a natação ou a hidroginástica. Além disso, exercícios em bicicletas e fortalecimento da musculatura do quadríceps, quando bem orientado, mostra bons resultados na osteoartrose de joelhos.
OUTRAS POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS CONSERVADORAS:
- Treino de fortalecimento em aparelho isocinético (CYBEX)
- Uso de Nitratos tópicos - em tendinoses
- Terapias manuais
- KinesioTaping
- Fitoterapia
- Suplementação nutricional
TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA
O tratamento medicamentoso depende de inúmeros fatores: grau de incapacidade dolorosa, tipo de componente da dor (aguda x crônica), sintomas comportamentais relacionados a dor, entre outros
- DOR AGUDA: analgésicos e anti-inflamatórios
- DOR CRÔNICA: Há inúmeras medicações que podem ser usadas na dor crônica secundária a osteoartrose. Por exemplo: antidepressivos tricíclicos (Amitriptilina, nortriptilina, entre outros) promovem o relaxamento muscular, aumentam a tolerância a dor, melhoram a qualidade do sono, O relaxante muscular de ação central (ciclobenzaprina) também pode ser usado, com efeitos semelhante a amitriptilina. Os antidepressivo inibidores de recaptação de serotonina (fluoxetina e paroxetina, entre outros) podem promover uma melhora nos distúrbios de ansiedade. Os neurolépticos fenotiazínicos (ex. clorpromazina) podem ser associados aos antidepressivos, com importante efeito no sistema límbico (emoções), efeito ansiolítico e relaxante muscular quando usado em associação. Os anticonvulsivantes também podem ser usados como neuromoduladores (aumentando a tolerância a dor) e em quadros específicos de dor. Os indutores do sono (Zolpidem) podem ser usados em alguns casos específicos para melhora) do padrão de sono e no desmame dos benzodiazepínicos (rivotril, diazepam, entre outros).
- MEDICAÇÕES MODIFICADORAS DA DOENÇA OSTEOARTRÍTICA - OSTEOARTRITE/OSTEOARTROSE
PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS DE REABILITAÇÃO - MINIMAMENTE INVASIVOS
- Acupuntura
Considerada efetiva na redução da dor e da incapacidade funcional da osteoartrose de joelhos.
- Plasma rico em plaquetas
- Bloqueio de nervo femoral, safeno e paraespinhoso L3/L4
- Infiltração extra-articular (bursa, tendão e ligamentos)
- Infiltração intra-articular de joelho
- Viscossuplementação
-Infiltração de ácido hialurônico
- Inativação pontos - gatilho miofasciais comprometidos
- Mesoterapia
- Terapia por ondas de choque
PROCEDIMENTOS ORTOPÉDICOS (indicados em casos refratários e atletas de alto rendimento):
- via artroscopia
- via aberta
Ressalta-se que a dor nos joelhos podem ser altamente incapacitante. Após uma avaliação criteriosa do médico Fisiatra, elabora-se um plano terapêutico individualizado e todos os esforços devem direcionados ao controle da dor e da restauração funcional.
Em casos selecionados, pode-se indicar procedimentos de reabilitação ou até mesmo a avaliação do cirurgião ortopedista.
De qualquer forma, os procedimentos representam uma das etapas do processo de recuperação, mas não a única. Eles são uma das ferramentas para o sucesso do plano terapêutico de reabilitação do paciente, que sem dor, consegue iniciar os exercícios terapêuticos para restabelecer a função, modificando os fatores desencadeantes e os vícios posturais, com resultados mais eficazes.
Como em outras síndromes dolorosas crônicas, as orientações terapêuticas devem incluir mudanças de hábitos posturais inadequados em sono e vigília, hábitos alimentares e ingesta hídrica, exercícios terapêuticos, uso de medicamentos, entre outros.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]