Ano passado perdi uns 10 quilos e de dezembro/16 até hoje engordei quase tudo. Será mais difícil eliminá-los novamente?
Ofereço atendimentos PRESENCIAIS e ON-LINE para tratar o corpo e a mente de quem sofre de MÁ RELAÇÃO COM A COMIDA, e pro...
i
A oscilação de peso (ou o famoso efeito sanfona) pode sim ter um impacto negativo no seu metabolismo.
O que acontece é que quando perdemos peso (especialmente se não tivermos o acompanhamento correto), perdemos além da gordura, massa muscular. Esse processo é natural, mas pode ser minimizado se estivermos com a alimentação e atividade física específicas para o nosso caso.
Após o emagrecimento, se deixamos de seguir a dieta, e voltamos ao hábito antigo, o corpo está sensível para reganhar o que ele perdeu. Isso acontece por que o corpo entende que o emagrecimento se deu por você estar passando por privação alimentar, e assim que ele vê a oportunidade de voltar ao que estava antes, "acelera" o processo para atingir o que era "normal".
No balanço geral, perder peso = perder massa gordurosa e massa muscular. E reganhar significa ganhar mais massa gorda que a massa muscular perdida (pois leva mais tempo para o corpo poder criar esse tipo de tecido). E no fim dessa "conta", você pode estar com mais gordura percentual do que estava antes de perder peso.
E o que isso importa na hora de perder novamente os quilos que você reganhou?
Sabendo que o músculo é o que mais gasta energia para se manter, quanto menos músculo, menor o metabolismo e o gasto de energia diário. Então, depois de um efeito sanfona, a tendência é que a gente fique com um metabolismo mais lento, e menos sensível para perder peso (especialmente se tentarmos novamente a mesma dieta da primeira vez).
Então, o que fazer agora?
Bom, não há muito segredo aqui: o melhor é procurar um especialista (de preferencia um nutricionista que trabalhe com novos hábitos alimentares) para avaliar o seu caso com detalhes, ver sua quantidade atual de massa muscular, massa gordurosa, e, PRINCIPALMENTE, entender o porque você não está conseguindo se manter no peso que deseja.
Nesse caso, saber os motivos que te levam a escolher comer o que você come, e te ajudar a ter prazer em seguir uma dieta equilibrada para sua satisfação e bem estar, pode ser a chave para que esse efeito não aconteça mais com você.
Muitas pessoas tem dificuldade de se manterem magras pois entendem que a dieta funciona com um remédio, ou algo que se "faz" para atingir um objetivo. Quando na verdade, o segredo para se manter bem é incorporar no seu dia a dia escolhas saudáveis que façam SENTIDO para a vida que você tem e quer ter.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]